Cachoeira artificial mais alta do mundo construída em edifício gera polêmica


Cachoeira artificial mais alta do mundo construída em edifício e gera polêmica - Capa

Cachoeiras são fascinantes e se tornam locais turísticos com muita facilidade. O problema é que elas normalmente ficam distantes das cidades, e muitas pessoas não conseguem chegar até elas facilmente.

Então parece uma ótima ideia construir uma cachoeira no meio da cidade, afinal além de valorizar a paisagem ela criaria um ponto turístico "natural" bem acessível nos grandes centros urbanos, não é mesmo?...




Muita gente concordou com essa ideia, e os engenheiros do edifício Liebian, em Guiyang, na China, realmente criaram a cachoeira mais alta do mundo já construída em um edifício. Com seus 108 metros de altura ela é mesmo impressionante, e com certeza valoriza muito a paisagem da região, criando um visual bem diferente do que estamos acostumados a ver em grandes cidades.

Mas se tudo parece tão bom, por que ela é alvo de polêmicas pelo mundo? Bem, o problema é que muita gente afirma que essa super-cachoeira artificial não é nem um pouco ecológica, já que para funcionar ela custa cerca de $118 dólares por hora...

Pois é, ser uma cachoeira tão alta tem seu preço! Grandes bombas d'água precisam fazer uma enorme quantidade de água subir os 108 metros, e essas máquinas consomem muita energia elétrica.

Cachoeira artificial mais alta do mundo construída em edifício e gera polêmica - Img 1

Moradores da cidade e associações ambientais também disseram que a cachoeira artificial gigante também desperdiça muita água, já que sua grande altura dispersa parte do líquido nas correntes de ar, e portanto nem toda a água é captada de volta logo abaixo, gerando a necessidade de reabastecer constantemente os tanques que alimentam a cachoeira.

Já os engenheiros do prédio garantem que só usarão água reciclada e que a cachoeira não vai ficar ligada o tempo todo, sendo usada apenas em ocasiões especiais, o que diminuiria muito qualquer impacto ambiental negativo.

Bem, de qualquer forma essa super-cachoeira é mesmo espetacular! E se os responsáveis pela obra realmente conseguirem usar e manter essa maravilha de forma sustentável e ecologicamente correta ela se tornará ainda mais impressionante.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário