Pesquisadores deram Ecstasy para Polvos - veja o que aconteceu


Pesquisadores deram Ecstasy para Polvos - descubra o que aconteceu

O Ecstasy, também conhecido como MDMA (metilenodioximetanfetamina) se tornou uma droga bem conhecida atualmente, mas o que um polvo tem a ver com isso?

Pois é, pesquisadores queriam entender melhor a herança evolucionária de comportamentos sociais em todo o reino animal. E sendo o polvo uma criatura bastante anti-social e solitária, eles acharam uma boa ideia descobrir como essa espécie se sairia quando tivesse seus instintos confrontados através de uma substância que favorece a socialização.




Depois de colocar um polvo da espécie 'bimaculoides' sob influência do Ecstasy os cientistas descobriram que o animal se tornou muito mais sociável e bem mais interessado em explorar o ambiente ao seu redor.

Para o experimento os cientistas dividiram um aquário em 3 partes iguais: a primeira com um objeto novo e diferente (como uma sala de brinquedos), a segunda um espaço vazio e a terceira tinha um polvo preso em uma gaiola, de forma que permitia a outro animal que fosse colocado ali vê-lo, tocá-lo e ler sinais sensoriais químicos, mas sem conseguir entrar no contêiner junto com ele.

Polvo bimaculoide

Depois os pesquisadores colocaram um outro polvo no espaço vazio do meio e analisaram quanto tempo o animal levava até fazer alguma interação com os outros polvos ou com o brinquedo, repetindo o processo depois com o polvo sob influência da droga.

Segundo o estudo liderado por Gul Dolen e publicado no periódico científico 'Current Biology', os polvos rolavam e exibiam alguns comportamentos bem atípicos. Não só passaram mais tempo em companhia de outros polvos, como também se engajaram em "ostensivo contato de superfície ventral, tocando a parte debaixo de seus companheiros de aquário de uma forma exploratória não agressiva".

Segundo os especialistas, algumas espécies de polvo como essa que foi usada no experimento possuem o mesmo gene trasportador de serotonina que os humanos e foi uma das primeiras espécies que teve seu genoma completamente sequenciado, de forma que suas reações podem permitir comparações entre nosso genoma oferecendo pistas sobre o comportamento social humano e de outros animais.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários