Picape com observatório móvel que pode ver galáxias distantes é uma surpreendente inovação científica


Picape com observatório móvel que pode ver galáxias distantes é uma surpreendente inovação científica

Observatórios astronômicos são maravilhas da engenharia e da inventividade humana, porém estão sempre presos a um local específico, fazendo com que, a depender das condições climáticas ou de sua localização, não possam ser usados em determinadas observações ou em certos dias quando o tempo não ajuda.




Mas agora o ESO (Observatório Europeu do Sul) parece ter resolvido em grande parte esse problema: em parceria com a montadora japonesa Nissan, cientistas e engenheiros desenvolveram o projeto 'Navara Dark Sky Concept', uma picape super-equipada com tecnologia de ponta para observação de galáxias distantes.

O telescópio utilizado foi um modelo 'PlaneWave', que possui alta capacidade e grande precisão, e ele é tão potente que pode até mesmo analisar em detalhes objetos astronômicos como nebulosas e supernovas que ficam completamente fora de alcance para qualquer telescópio comum.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que as vantagens de um observatório móvel são evidentes, permitindo aos cientistas acessar locais de difícil acesso, e se necessário, se distanciar das luzes noturnas das cidades, que tanto atrapalham qualquer observação.

Picape com observatório móvel que pode ver galáxias distantes é uma surpreendente inovação científica - Img

A picape reboca um trailer equipado com toda a infra-estrutura necessária a um telescópio de grande porte, com uma central de energia que conta com baterias e geradores, climatização para todos os equipamentos sensíveis, redes de transmissão Wi-Fi e de frequência de rádio que podem transmitir as informações para diferentes locais do planeta, além de um sistema especial de iluminação vermelha (que favorece a visão noturna) e suspensão que garante a calibração precisa do telescópio mesmo depois de viajar enormes distâncias por caminhos não pavimentados e em locais onde não existam estradas.

Ao chegar no local escolhido para a observação, um sistema automático pode ser acionado no trailer, fazendo a abertura do telescópio e deixando-o pronto para qualquer operação.

O telescópio móvel foi exibido em Hannover, na Alemanha, e agora deve ficar à disposição da ESA (Agência Espacial Européia) para ser utilizado em diversos projetos.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários