Misteriosa espécie 'fantasma' é descoberta nas profundezas do Oceano Pacifico


Misteriosa espécie 'fantasma' é descoberta nas profundezas do Oceano Pacifico

Uma equipe de pesquisadores de 17 países recentemente documentaram 3 novas espécies de peixes de mar profundo na fossa do Atacama (ou Fossa Peru-Chile como também é chamada), uma região que atinge mais de até 11 quilômetros de profundidade. Um local de profunda escuridão, onde a luz do Sol nunca chega, com pressão esmagadora e com temperatura em torno de apenas 1°C.




Espécies de grandes profundidades geralmente são mesmo muito diferentes de tudo o que conhecemos na ciência, e por isso acabam ganhado "apelidos" que remetem a fantasmas, já que compreendemos muito pouco sobre elas.

Essa nova espécie é um tipo snailfish (peixe-caracol) que faz parte da família Liparidae, e por enquanto não tem nome definido, embora alguns pesquisadores os chamem provisoriamente de 'pink Atacama snailfish' (peixe-caracol rosa do Atacama).

Os cientistas conseguiram imagens fantásticas de um dos pontos mais profundos dos oceanos, e documentaram os estranhos "peixes fantasma" em seu habitat da forma mais natural possível.

Misteriosa espécie 'fantasma' é descoberta nas profundezas do Oceano Pacifico - Img 1

"Tem alguma coisa no peixe-caracol que permite a eles se adaptarem para viver em grandes profundidades, fora do alcance de outros peixes, onde eles estão livres de grande competição e de predadores. Sua estrutura gelatinosa mostra que eles são perfeitamente adaptados para viverem sob extrema pressão e de fato as poucas partes duras de seu corpo são os ossos de seu ouvido interno, que lhes dão equilíbrio, e de seus dentes. Longe da pressão extrema e do frio eles são muito frágeis e praticamente derretem quando são trazidos à superfície".", disse Thomas Linley, especialista da Universidade de Newcastle.

Ainda segundo os cientistas foi possível perceber que esses peixes seriam grandes predadores de seu ambiente, se alimentando de invertebrados que povoam as profundezas. Eles se mostraram muito ativos e bem alimentados.

A descoberta foi feita usando um drone submarino provido de câmeras de alta resolução e algumas iscas. Para termos uma ideia da profundidade, o drone levava mais de 4 horas para chegar ao fundo do oceano, depois mais cerca de 12 horas para as criaturas se acostumarem ao intruso e aparecerem diante das câmeras.

Misteriosa espécie 'fantasma' é descoberta nas profundezas do Oceano Pacifico - Img 2

E pra tudo ficar ainda mais empolgante, a equipe ainda conseguiu capturar um espécime e trazê-lo a superfície. Como essa espécie é bem gelatinosa e tem pouca estrutura natural de suporte em seu corpo, ela tende a "inchar" e quase explodir quando é exposta a pressões menores como a da superfície de nosso planeta.

Felizmente o exemplar desse peixe-caracol trazido pela equipe ficou bem preservado, e deve ser estudado no Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra, nos dando uma descrição detalhada dessa nova espécie.

Cobrindo 70% da superfície do nosso planeta, os oceanos ainda são um grande mistério. Estima-se que apenas 20% de seu total já foi explorado e por isso muitas surpresas ainda devem surgir das profundezas.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários