Vídeo feito no Espaço mostra nave disparando rede e capturando lixo espacial


Vídeo feito no Espaço mostra nave disparando rede e capturando lixo espacial

O problema da poluição infelizmente não é uma exclusividade aqui da superfície da Terra, e depois de tantas missões espaciais e incontáveis satélites lançados, nosso planeta encontra-se cercado de lixo espacial. Pra piorar a situação, limpar esse lixo é algo extremamente difícil, e poucas tecnologias têm sido desenvolvidas nesse sentido.




Mas agora um novo satélite criado no Reino Unido conseguiu realizar com sucesso o teste de uma rede projetada para capturar lixo espacial, e tudo foi filmado em tempo real por uma câmera a bordo do próprio satélite.

O 'RemoveDebris satellite' (satélite de remoção de detritos, em tradução livre) foi construído pela Universidade de Surrey, no Reino Unido. Ele foi lançado a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX para a ISS (Estação Espacial Internacional), e foi colocado em órbita pela NASA em junho de 2018.

Momento do lançamento da Nave capturadora de detritos RemoveDebris satellite
Momento do lançamento da Nave capturadora de detritos pela ISS

Depois de alguns ajustes e preparos, o pequeno satélite de apenas 100 kg conseguiu lançar com sucesso uma rede que capturou um detrito espacial, se tornado uma das mais promissoras tecnologias de limpeza na órbita de nosso planeta.

Toda a ação foi filmada pelo próprio satélite de limpeza, e o vídeo mostrando a novidade já está correndo o mundo, nos dando a esperança de resolver o grave problema do lixo espacial, como já mostraram várias matérias do site 'Galeria do Meteorito', por exemplo.

"Funcionou exatamente como nós esperávamos que funcionaria. O alvo estava girando como se esperaria de um detrito espacial, mas podemos ver claramente que a rede o capturou, e nós estamos muito felizes com o teste" afirmou à BBC News o professor Guglielmo Aglietti, diretor do 'Surrey Space Centre', responsável pela missão.

No vídeo podemos ver o objeto capturado, que mede cerca de 7 metros, quando ele estava a frente da espaçonave de teste. Depois de envolto pela rede, a peça capturada deve entrar em órbita muito em breve, queimando na atmosfera bem antes de chegar à superfície.


Além dessa rede que pode ser lançada, a pequena nave pode também lançar um tipo de arpão que pode prender ou desviar objetos que estejam além da capacidade da rede. Depois de armada uma vela espacial no detrito, ele poderia ser desviado em praticamente qualquer direção, permitindo que essa nova tecnologia tenha inúmeras aplicações no futuro.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários