Estação Espacial Internacional (ISS) pode ficar abandonada, alertam especialistas


Estação Espacial Internacional (iSS) pode ficar abandonada, alertam especialistas - Capa

O lançamento fracassado do foguete Soyuz na quinta-feira (11/10/2018), gerou preocupações com a continuidade das operações da ISS (International Space Station - Estação Espacial Internacional, em português), e já chamam a atenção de muitos especialistas.

Acontece que a frota Soyuz é o único meio de ligação com a ISS atualmente, responsável por levar suprimentos e tripulações, mas ela só tem vida útil operacional de mais 200 dias aproximadamente.




Ou seja, caso nenhuma alternativa apareça em pouquíssimo tempo, por volta de janeiro de 2019 toda a operação da ISS terá de ser encerrada, e sua tripulação trazida de volta pra Terra sem nova data pra retornar ao Espaço.

"Isso é uma coisa para a qual estamos sempre preparados. Me sinto muito confiante de que poderíamos voar por um período significativo de tempo", disse Kenny Todd, gerente de integração de operações da missão da ISS, em entrevista coletiva.

A situação é tão grave que estão ameaçadas até mesmo as futuras operações da novas espaçonaves construídas pela SpaceX e Boeing, programadas para meados de 2019, já que elas dependem de uma tripulação residente para serem ancoradas na Estação Espacial.

ISS - Estação Espacial Internacional

Segundo especialistas, a maior esperança para resolver a situação ainda é a nave Soyuz, mas para que ela volte a operar com segurança a Rússia terá de se apressar nas investigações sobre o acidente do dia 11 de outubro de 2018, evitando novos problemas.

Já os russos parecem confiantes de que tudo dará certo, e que a Soyuz funcionará perfeitamente em pouco tempo. Dmitry Rogozin, chefe da Rocosmos (agência espacial russa) afirmou que sua equipe está confiante de que eles conseguirão transportar os astronautas Hague e Ovchinin (os mesmos que sobreviveram ao último acidente) para a ISS ainda na primavera do hemisfério norte do próximo ano.

Segundo Kenny Todd, "a NASA vai garantir que não tenhamos que desativar a estação", analisando várias opções, o que pode incluir o lançamento de uma Soyuz vazia para a ISS ainda em dezembro na intenção de prolongar a estadia de sua tripulação.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários