'Furacão' de Matéria Escura pode estar passando pela Terra nesse momento


'Furacão' de Matéria Escura pode estar passando pela Terra nesse momento - Capa

Um estudo liderado pelo pós-doutorado Ciaran O'Hare da Universidade de Zaragoza, na Espanha, e recém lançado na publicação científica 'Physical Review D' analisou um conjunto de estrelas próximas que se movem na mesma direção, conhecido como 'S1 stream' (que pode ser traduzido como 'Rede S1, ou 'Riacho S1).




Acredita-se que esses objetos seriam remanescentes de uma galáxia anã engolida pela Via Láctea bilhões de anos atrás.

Através desse conjunto de estrelas, pesquisadores descobriram indícios de que um "furacão" de Matéria Escura pode estar passando pelo nosso planeta nesse momento.

A 'S1 stream' é um conjunto de 30 mil estrelas que foram localizadas pelo satélite 'Gaia' da ESA (Agência Espacial Européia), que está mapeando as posições de bilhões de estrelas da Via Láctea e também de regiões mais distantes. Suas medições de alta precisão permitem aos pesquisadores rastrear a movimentação das estrelas.

Matéria escura Terra

Cerca de outros 30 'streams' como esse já foram localizados no ano passado pela mesma missão da ESA. Todas elas são remanescentes de antigas colisões.

S1, no entanto, é particularmente interessante por estar passando por nosso planeta a cerca de 500 quilômetros por segundo, o que pode gerar efeitos sobre a matéria escura ao nosso redor.

Matéria Ilustração matéria escura Terra
Ilustração de um 'stream' de estrelas passando na região do Sistema Solar na Via Láctea - C. O'Hare/NASA/Jon Lomberg

Acredita-se que todas as galáxias foram formadas dentro de grandes discos de matéria escura (aquela matéria que não podemos ver e que não interage com a matéria "normal" que conhecemos).

Pesquisadores notaram que o equivalente a cerca de 10 bilhões de massas solares de matéria escura vindas de uma galáxia anã, pode estar viajando com a S1.

Mesmo com enorme esforço científico, detecções diretas de matéria escura nunca foram obtidas, mas esse "furacão" poderia fornecer a oportunidade que todos os cientistas "caçadores de matéria escura" estavam procurando. Vamos aguardar!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários