Pouco tempo atrás cientistas de todo o mundo viram um objeto de outro sistema estelar viajando pela nossa vizinhança cósmica pela primeira vez. Logo começaram os debates sobre o que seria esse objeto afinal, tratava-se de um asteroide ou um cometa?
Muitos cientistas, inclusive o famoso Stephen Hawking, levantaram a possibilidade de que o tal visitante extra-solar poderia ser uma nave espacial alienígena equipada com velas solares, por exemplo...
Embora essa possibilidade seja bem remota, o estranho objeto que foi nomeado 'Oumuamua' continua rendendo muito assunto pela comunidade científica.
Em um recente estudo conduzido por Shmuel Bialy e Avi Loeb, do Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, em Cambridge, Massachusetts e publicado no periódico científico 'Astrophysical Journal Letters' a questão voltou a intrigar especialistas.
"Oumuamua é estranho porque, ao passar pelo Sol, parecia ter um aumento de velocidade inexplicável. Os cientistas atribuíram isso a um evento de desgasificação, quando um objeto queima material de sua superfície como um jato que foi aquecido pelo sol."
Em vez disso, os especialistas acreditam que a aceleração "pode ser explicada pela pressão da radiação solar".
"Se a pressão de radiação é a força aceleradora, então 'Oumuamua representa uma nova classe de material interestelar fino, seja produzido naturalmente, através de um processo ainda desconhecido no meio interstelar, em discos proto-planetários, ou de origem artificial, " escreveram.
"Considerando uma origem artificial, uma possibilidade é que 'Oumuamua seja uma vela solar, flutuando no espaço interestelar como algum resíduo de um equipamento tecnológico avançado'.
Velas solares são uma tecnologia que nós humanos já planejamos usar no projeto 'Breakthrough Starshot', por exemplo, que pretende chegar ao sistema estelar mais próximo - Alpha Centauri - em uma geração.
Se isso for verdade para 'Oumuamua', a dupla de cientistas não tem certeza se o objeto foi acidentalmente enviado para nós . Poderia ser um "equipamento que não está mais operacional", ou uma "sonda ainda em operação enviada intencionalmente à Terra por uma civilização alienígena", que poderia ter vindo de qualquer estrela distante cerca de 16.000 anos-luz.
"Oumuamua está agora muito longe da Terra para estudá-la ainda mais, e muito menos visitá-la, e ela nunca mais voltará", afirmam os especialistas.
Infelizmente, qualquer resposta definitiva sobre esse estranho objeto deve permanecer um mistério, dando muita chance a diversas teorias que talvez nunca possamos comprovar.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Claro que nossa inteligência é tão pequena que jamais iríamos entender o que realmente acontece no espaço, mas ao ler a matéria, achei bem interessante.....
ResponderExcluir