'Oumuamua deve mesmo ser uma nave alienígena segundo novo estudo


Oumuamua deve mesmo ser uma nave alienígena segundo novo estudo

Pouco tempo atrás cientistas de todo o mundo viram um objeto de outro sistema estelar viajando pela nossa vizinhança cósmica pela primeira vez. Logo começaram os debates sobre o que seria esse objeto afinal, tratava-se de um asteroide ou um cometa?

Muitos cientistas, inclusive o famoso Stephen Hawking, levantaram a possibilidade de que o tal visitante extra-solar poderia ser uma nave espacial alienígena equipada com velas solares, por exemplo...




Embora essa possibilidade seja bem remota, o estranho objeto que foi nomeado 'Oumuamua' continua rendendo muito assunto pela comunidade científica.

Em um recente estudo conduzido por Shmuel Bialy e Avi Loeb, do Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, em Cambridge, Massachusetts e publicado no periódico científico 'Astrophysical Journal Letters' a questão voltou a intrigar especialistas.

"Oumuamua é estranho porque, ao passar pelo Sol, parecia ter um aumento de velocidade inexplicável. Os cientistas atribuíram isso a um evento de desgasificação, quando um objeto queima material de sua superfície como um jato que foi aquecido pelo sol."

Oumuamua deve mesmo ser uma nave alienígena - Img1

Bialy e Loeb, porém, argumentam contra essa ideia, e dizem que a aceleração inesperada não poderia ser explicada dessa forma, já que a falta de rotação adicional no objeto de 400 metros de comprimento testemunham contra o evento de desgaseificação.

Em vez disso, os especialistas acreditam que a aceleração "pode ​​ser explicada pela pressão da radiação solar".

"Se a pressão de radiação é a força aceleradora, então 'Oumuamua representa uma nova classe de material interestelar fino, seja produzido naturalmente, através de um processo ainda desconhecido no meio interstelar, em discos proto-planetários, ou de origem artificial, " escreveram.

"Considerando uma origem artificial, uma possibilidade é que 'Oumuamua seja uma vela solar, flutuando no espaço interestelar como algum resíduo de um equipamento tecnológico avançado'.

Oumuamua deve mesmo ser uma nave alienígena - Img2

Velas solares são uma tecnologia que nós humanos já planejamos usar no projeto 'Breakthrough Starshot', por exemplo, que pretende chegar ao sistema estelar mais próximo - Alpha Centauri - em uma geração.

Se isso for verdade para 'Oumuamua', a dupla de cientistas não tem certeza se o objeto foi acidentalmente enviado para nós . Poderia ser um "equipamento que não está mais operacional", ou uma "sonda ainda em operação enviada intencionalmente à Terra por uma civilização alienígena", que poderia ter vindo de qualquer estrela distante cerca de 16.000 anos-luz.

"Oumuamua está agora muito longe da Terra para estudá-la ainda mais, e muito menos visitá-la, e ela nunca mais voltará", afirmam os especialistas.

Infelizmente, qualquer resposta definitiva sobre esse estranho objeto deve permanecer um mistério, dando muita chance a diversas teorias que talvez nunca possamos comprovar.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Claro que nossa inteligência é tão pequena que jamais iríamos entender o que realmente acontece no espaço, mas ao ler a matéria, achei bem interessante.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário