Dinossauro Thanos - 'Tiranossauro' do sudeste brasileiro ganha nome de vilão dos Vingadores


Dinossauro Thanos - 'Tiranossauro' do sudeste brasileiro ganha nome de vilão dos Vingadores - Capa

Uma nova espécie de dinossauro carnívoro foi encontrada no município de Ibirá, na região de São José do Rio Preto, em São Paulo e foi nomeada 'Thanos' em homenagem ao vilão da Marvel.

O animal da família dos terópodes abelisauridae foi tema de um estudo publicado na revista 'Historical Biology' pela dupla de pesquisadores Rafael Delcourt, da Unicamp, e Fabiano Vidoi Iori, dos museus de paleontologia de Monte Alto e de Uchoa.




Iori afirmou que um pequeno pedaço de vértebra do dinossauro foi descoberto ainda em 1995, e desde então foram feitas diversas expedições ao local dessa descoberta, mas só em 2014 especialistas conseguiram encontrar o restante do fóssil, que foi analisado detalhadamente em 2018.

Os paleontólogos descobriram que o animal era diferente de outros terópodes. Ele possuía um osso do peitoral muito peculiar, chamado de quilha.

Vertebra Dinossauro Thanos

Por conta dessa e de outras diferenças, os cientistas puderam concluir que se tratava de uma espécie nunca encontrada antes nessa parte do Brasil. "O Rafael é muito fã de HQs e, como esse era um animal carnívoro, um 'vilão', ele o relacionou com o Thanos", declarou Iori.

Sérgio Simonatto, que contribuiu nas expedições também foi homenageado, e por isso o dinossauro foi nomeado 'Thanos simonattoi'.

Trata-se de uma espécie muito similar ao famoso T-Rex, que andava sobre 2 pernas e tinha braços curtos. Do focinho até a cauda media quase 6 metros de comprimento e pesava cerca de 600 Kg.

Dinossauro Thanos

Iori  explicou também que esse é o primeiro terópode (dinossauro carnívoro) já encontrado na região sudeste do Brasil. Segundo ele, o réptil teria vivido durante o período Cretáceo da era Mesozoica, há cerca de 85 milhões de anos.

Segundo os pesquisadores, essa pesquisa é muito importante para o Brasil, abrindo espaço para novas descobertas da paleontologia brasileira.

Depois de ser apresentado na cidade de Uchoa, o fóssil de Thanos deve permanecer no Museu de Paleontologia de Monte Alto, no interior de São Paulo.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Poderia adicionar uma correção ali, ele é da familia Abelisauridae, a mesma familia do carnotauro. O T-Rex é da família Tyrannosauridae, na verdade o Thanos é bem diferente do T-Rex, poderia escrever que "Trata-se de uma espécie muito similar o famoso carnotauro."

    ResponderExcluir

Postar um comentário