Cratera de impacto em Marte revela imenso depósito de gelo


Cratera de impacto em Marte revela imenso depósito de gelo

A Terra não e o único lugar do sistema solar que oferece vistas magníficas de crateras cobertas de gelo. Já há algum tempo Marte entrou nessa lista e surpreendeu o mundo com paisagens que parecem bem familiares aqui no nosso planeta.

A fantástica foto que correu o mundo recentemente foi feita juntando 5 imagens em altíssima resolução produzidas pela sonda 'Mars Express Orbiter'.




O local da foto é a 'cratera Korolev', que se localiza nas "Terras Baixas do norte", próximo ao pólo norte de Marte.

Segundo os especialistas a cratera gigante mede cerca de 80 km de largura por 2 km de profundidade. Cientistas estimam que o gelo preencha pelo menos 1.8 km de profundidade.

A cratera Korolev foi assim chamada em homenagem ao famoso projetista de foguetes Sergei Korolev, considerado o fundador do programa espacial soviético.

Cratera de impacto em Marte revela imenso depósito de gelo - Img NASA

Ele foi responsável pelo foguete de propulsão 'R-7' e também pelo famoso 'Sputnik', e mesmo hoje em dia a sonda Soyuz ainda possui foguetes que usam tecnologia do projeto R-7.

A descoberta de gelo em Marte é sempre uma boa notícia, já que suprimentos de gelo podem facilitar muito qualquer tipo de missão ao Planeta Vermelho, permitindo o acesso a água e oxigênio para futuras bases de colonização.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários