No meio da nossa galáxia, a Via Láctea, está localizado um buraco negro supermassivo, conhecido como Sagittarius A*. Até aí nada de novo, afinal pesquisadores já sabem sobre sua existência há bastante tempo...
A novidade é que cientistas da 'Caltech', nos Estados Unidos, afirmam que descobriram que esse buraco negro gigante pode estar apontando um jato relativístico de radiação e partículas bem na direção de nosso planeta.
Segundo os pesquisadores, esses jatos, que surgem em discos de acreção, são bem comuns em buracos negros supermassivos em galáxias ativas, e podem viajar a uma velocidade próxima à da luz.
Os cientistas ainda disseram que conseguiram mapear precisamente a luz em volta do buraco negro, e assim conseguiram calcular a trajetória dos jatos radioativos.
Astrônomos simularam em computador a grossa nuvem de plasma, pó e gás ao redor do buraco negro, e descobriram que a emissão radioativa de Sgr A* se origina em um lugar muito pequeno, em comparação ao tamanho do buraco negro.
Simulações do Science Alert (FOTO: S. ISSAOUN, M. MOŚCIBRODZKA, RADBOUD UNIVERSITY/M. D. JOHNSON, CFA)
A hipótese é de que a radiação esteja apontada bem na direção da Terra, e se isso estiver mesmo acontecendo, significa que o buraco negro está em um posicionamento muito incomum.
Novas imagens devem ser divulgadas pelo telescópio Event Horizon (EHT), e poderão ajudar os cientistas a compreenderem melhor esse fenômeno. Até lá só podemos aguardar a confirmação dos especialistas, que também não esclareceram se existe algum risco para a Terra nessa história toda.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário