Mais duro que diamante e flexível como borracha - novo material incrível é descoberto por pesquisadores


Mais duro que diamante e flexível como borracha - novo material incrível é descoberto por pesquisadores

O diamante é conhecido como o material mais duro que conhecemos, já a borracha é indispensável por sua elasticidade. Já pensou se conseguíssemos juntar as duas coisas em um material revolucionário?




Pois foi exatamente isso o que pesquisadores da China e dos EUA fizeram! De acordo com os especialistas, cada tipo de ligação entre os átomos de carbono pode gerar um material diferente, como é o caso das ligações do tipo 'sp³' que formam o diamante.

Já as ligações do tipo 'sp2' formam o grafite, de onde se estrai o grafeno e o carbono vítreo, que tem características de grafite e cerâmica.

A novidade é que agora os pesquisadores conseguiram comprimir os materiais, misturando os processos 'sp2' e 'sp3', criando um material que tem características exóticas: ele é leve e muito resistente, podendo ser usado até mesmo em coletes à prova de balas.

Mais duro que diamante e flexível como borracha

A descoberta também abre as portas para o desenvolvimento de um novo material que possa substituir o silício, que é indispensável na eletrônica em geral.

De acordo com os pesquisadores, esse tipo de material que ainda não tem nome definido, é muito mais simples de ser produzido, e pode baratear muito o custo de produção de produtos de alta tecnologia.

Novas pesquisas são necessárias,e podem apresentar ainda mais funcionalidades do material que promete revolucionar nossa tecnologia.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários