Já pensou se tivéssemos uma sonda capaz de explorar o Universo eternamente, sem nunca ficar sem combustível? Pois é exatamente isso o que alguns cientistas afirmam ter criado!
O próprio nome da sonda já promete muito: WINE, que é sigla em inglês para a expressão 'World Is Not Enough', que quer dizer 'o mundo não é o bastante'.
O projeto foi financiado pela NASA e criado pela empresa 'Honeybee Robotics' com a ajuda de cientistas da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, nos EUA.
Com o tamanho aproximado de um forno de microondas, a pequena sonda promete nunca ficar sem combustível, extraindo água de sua localização e a transformando em vapor.
Dessa forma a espaçonave poderia fazer missões extremamente longas e infinitamente mais baratas do que qualquer sonda atual.
Além disso, por poder partir de um local para outro em curto intervalo, poderíamos enviar a mesma sonda para executar diversas missões seguidas, chegando cada vez mais longe, evitando lançar uma nova missão para cada destino, o que leva muito mais tempo (e dinheiro).
Imagine se a sonda Voyager (que já está fora do Sistema Solar) não tivesse ficado sem combustível e pudesse continuar explorando os confins do Universo. É justamente isso o que essa nova tecnologia promete!
"Poderíamos usar essa tecnologia para passar pela Lua, Ceres, Europa, Titã, Plutão, pólos de Mercúrio e asteroides. Em qualquer lugar em que haja água e gravidade suficientemente baixa." disse Phil Metzger, pesquisador da Universidade da Flórida Central (UFC), nos Estados Unidos.
As simulações de funcionamento da sonda foram feitas com modelagem computacional e material astronômico simulado, e se mostraram um sucesso. Os resultados foram publicados no Twitter pelos cientistas.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Água não é combustível
ResponderExcluirSonho infinito!
ResponderExcluir