'Sonda eterna' com combustível que não acaba nunca é criada por cientistas


'Sonda eterna' com combustível que não acaba nunca é criada por cientistas

Já pensou se tivéssemos uma sonda capaz de explorar o Universo eternamente, sem nunca ficar sem combustível? Pois é exatamente isso o que alguns cientistas afirmam ter criado!

O próprio nome da sonda já promete muito: WINE, que é sigla em inglês para a expressão 'World Is Not Enough', que quer dizer 'o mundo não é o bastante'.




O projeto foi financiado pela NASA e criado pela empresa 'Honeybee Robotics' com a ajuda de cientistas da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, nos EUA.

Com o tamanho aproximado de um forno de microondas, a pequena sonda promete nunca ficar sem combustível, extraindo água de sua localização e a transformando em vapor.

Dessa forma a espaçonave poderia fazer missões extremamente longas e infinitamente mais baratas do que qualquer sonda atual.

Além disso, por poder partir de um local para outro em curto intervalo, poderíamos enviar a mesma sonda para executar diversas missões seguidas, chegando cada vez mais longe, evitando lançar uma nova missão para cada destino, o que leva muito mais tempo (e dinheiro).

WINE space probe

Imagine se a sonda Voyager (que já está fora do Sistema Solar) não tivesse ficado sem combustível e pudesse continuar explorando os confins do Universo. É justamente isso o que essa nova tecnologia promete!

"Poderíamos usar essa tecnologia para passar pela Lua, Ceres, Europa, Titã, Plutão, pólos de Mercúrio e asteroides. Em qualquer lugar em que haja água e gravidade suficientemente baixa." disse Phil Metzger, pesquisador da Universidade da Flórida Central (UFC), nos Estados Unidos.

As simulações de funcionamento da sonda foram feitas com modelagem computacional e material astronômico simulado, e se mostraram um sucesso. Os resultados foram publicados no Twitter pelos cientistas.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário