Meteoro explodiu sobre a Terra com a força de 10 bombas atômicas e nós nem percebemos...


Meteoro explodiu sobre a terra com a força de 10 bombas atômicas e nós nem percebemos - Capa

Muita gente se preocupa que algum asteroide apareça de surpresa e possa colidir com a Terra. Pela internet não faltam matérias e vídeos sobre isso, e de tempos em tempos um novo asteroide (normalmente com uma sigla bem complicada) surge como a grande ameaça do momento.




Porém, mesmo com tanta gente se preocupando e vigiando os céus, nosso planeta foi atingido sem aviso em 18 de dezembro de 2018, e ninguém percebeu. A informação só foi divulgada recentemente, um bom tempo depois do impacto.

E note que não foi um evento pequeno: a explosão foi mais forte do que 10 bombas atômicas iguais as de Hiroshima!

Os dados da explosão foram captados por satélites militares dos EUA ainda em dezembro, e depois foram enviados para serem avaliados pela NASA.

Só agora o Dr. Kelly Fast, gerente de programa de observações de objetos próximos da Terra da NASA, falou sobre isso na 50ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária em Houston, Texas.

Tweet sobre queda de meteoro no Mar de Bering
Tweet do jornalista Simon Proud da BBC diz: "Algumas imagens coloridas do meteoro que passou sobre o Pacífico Norte em dezembro de 2018, feitas pelo satélite japonês Himawari. O meteoro fica muito claro aqui - uma bola de fogo laranja contra o fundo azul e branco!

Segundo especialistas, essa explosão foi a mais forte desde o evento de Chelyabinsk. A diferença é que ela aconteceu sobre o oceano e só deve ter sido testemunhada pela vida selvagem da região do Mar de Bering.

O meteoro que, segundo cientistas, tinha mais de 10 metros de diâmetro, entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade de 32 quilômetros por segundo em uma trajetória de 7 graus. Às 11h50 (hora local), estava cerca de 25 quilômetros acima da superfície do planeta, quando o atrito da atmosfera fez com que ele explodisse, o que liberou a energia equivalente a cerca de 173 quilotons.

Só pra termos uma ideia, a bomba atômica Little Boy que caiu em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, liberou a energia de 15 quilotons, e a bomba Fat Man lançada sobre Nagasaki, três dias depois, explodiu com 20 quilotons.

Meteoro explodiu sobre a terra com a força de 10 bombas atômicas e nós nem percebemos - Img 1

Mas antes que você se preocupe demais com esses impactos, é bom saber que, segundo especialistas, eventos assim são bem comuns, e acontecem sempre, desde tempos imemoriais. Esse foi apenas mais um impacto e muitos outros similares ainda deverão ocorrer.

Objetos pequenos como esse atingem nosso planeta o tempo todo, e justamente por serem pequenos, são tão difíceis de serem detectados. Já objetos maiores, que ofereçam riscos consideráveis, podem ser descobertos com maior antecedência, o que (provavelmente) nos daria algum tempo para tentar bolar algum plano para evitar um desastre.

Os cientistas estão agora tentando conseguir imagens que eventualmente tenham sido registradas por câmeras próximas do local, para tentar estudar ainda melhor esse evento, já que provavelmente não tivemos a sorte de tudo ser tão bem filmado quanto no vídeo do meteoro de Chelyabinsk que se tornou famoso na internet.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. ... só que são tão imbecis que não sabem que rocha não explode. Queima sim mas não explode.
    Nossos Guardiões é que explodiram-no para nos proteger de grandes problemas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário