Essa é a primeira foto de um Buraco Negro de verdade


Essa é a primeira foto de um Buraco Negro de verdade

Tudo começou em abril de 2017, quando 8 telescópios ao redor do planeta uniram forças e focaram na mesma direção, escaneando a 'Messier 87', uma galáxia massiva próxima do aglomerado de Virgo. Seu alvo era conseguir uma imagem real de um buraco negro.




Claro, como você já deve saber, é impossível "ver" de fato um buraco negro, já que ele absorve toda e qualquer matéria, inclusive a luz. Mas nós podemos sim enxergar seu "horizonte de eventos", aquele entorno do buraco negro rodeado pelo material que está prestes a ser engolido.

O ambicioso projeto só foi possível graças ao EHT (Event Horizon Telescope), que não é um telescópio único. Trata-se na verdade de uma parceria entre vários observatórios que se juntam para observar um local em particular, virtualmente formando um telescópio gigantesco que se espalha por todo o planeta.

"Quando está imerso em uma região iluminada, como em um disco de gás brilhante, nós esperávamos que o buraco negro criasse uma região escura similar a uma sombra - algo que a Teoria da Relatividade Geral de Einstein já previa e que nós nunca observamos." Explicou o responsável pelo conselho do EHT, Heino Falcke da Universidade de Radboud, na Holanda.

Essa é a primeira foto de um Buraco Negro de verdade - Img

"Essa sombra, causada pela curva gravitacional, captura a luz no horizonte de eventos, revelando muito sobre a natureza desses objetos fascinantes e nos permitiu medir a enorme massa do Buraco negro M87", completou o Dr. Falcke.

M87 é uma galáxia elíptica localizada a 54 milhões de anos-luz de distância, e seu buraco negro central é muito maior do que o que está no centro da nossa galáxia, com uma massa de 6.5 bilhões de massas como as do nosso Sol, se estendendo por 0.39 anos-luz de diâmetro.

Todos os detalhes sobre essa descoberta histórica foram dissecados na publicação científica 'Astrophysical Journal Letters'.

Essa descoberta nos permite entender melhor alguns mistérios dos buracos negros, mas por enquanto ninguém sabe direito o que acontece no interior desses objetos extremos.

De qualquer forma, esse com certeza é mais um importantíssimo passo na busca de mais conhecimento sobre os buracos negros, que podem nos abrir caminhos impensáveis e um conhecimento inimaginável no futuro.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários