Segredo da inversão do campo magnético da Terra é finalmente revelado


Segredo da inversão do campo magnético da Terra é finalmente revelado - Capa

O campo magnético da Terra não é tão estável e seguro como a maior parte da humanidade acredita, e de vez em quando, algum movimento repentino contrai as linhas do campo magnético do planeta.




Desde sua primeira descrição em 1978, cientistas tentam entender como esses fenômenos ocorrem, e agora, finalmente acreditam que encontraram a resposta: jatos repentinos de metal líquido quente circulando no centro da Terra.

Como já sabemos, bem abaixo de nossos pés, existe uma esfera de metal líquido girando, e é por isso que a Terra tem um campo magnético.

Pesquisadores já sabiam que movimentos lentos de convecção dentro do núcleo, causavam mudanças no campo magnético ao longo dos séculos.

Mas agora eles acreditam terem desvendado o segredo dos "solavancos geomagnéticos" menores, que acontecem a cada 10 anos aproximadamente: ondas hidromagnéticas "rápidas" no núcleo do nosso planeta.

O estudo foi conduzido por cientistas do 'Institut de Physique du Globe de Paris' e da 'Technical University of Denmark' e foi divulgado na revista 'Nature Geoscience'.

Usando supercomputadores os pesquisadores conseguiram modelar o núcleo da Terra e reproduzir a sucessão de eventos que desencadeiam os solavancos geomagnéticos.

Os resultados podem nos ajudar a compreender a movimentação aparentemente imprevisível dos pólos magnéticos.

"Impulsos geomagnéticos são um grande obstáculo na previsão do comportamento do campo geomagnético durante anos e décadas", diz o novo estudo. "A capacidade de reproduzir numericamente empurrões permite uma nova maneira de investigar as propriedades físicas do interior profundo da Terra."

Campo Magnético Terra

O campo magnético do nosso planeta é de vital importância para a vida de inúmeras formas:
  • Seu uso para a navegação, como nas bússolas, smartphones e satélites, dos quais nossa sociedade depende imensamente;
  • Seu papel fundamental na proteção da Terra contra partículas carregadas do vento solar e dos raios cósmicos, que removeriam as camadas mais externas de nossa atmosfera expondo toda a vida na Terra a radiação ultravioleta prejudicial;
  • Animais migratórios se utilizam do campo magnético, e mudanças poderiam alterar ecossistemas drasticamente.
Apesar de toda sua importância, o campo magnético ainda guarda muitos mistérios, como a possibilidade de sua inversão, que faria o norte virar sul e vice-versa.

De acordo com registros geológicos, uma nova inversão do campo magnético estaria atrasada, já que a última aconteceu cerca de 781 mil anos atrás.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários