Além de estar se afastando a Lua também está encolhendo


Além de estar se afastando a Lua também está encolhendo

Cientistas já descobriram há bastante tempo que a Lua está se afastando da Terra cerca de 4 centímetros ao ano. E como se isso não bastasse, agora foi confirmado que nosso satélite também está encolhendo de forma significativa.




Um recente estudo, liderado por Thomas Watters, pesquisador do Centro para Estudos Planetários e da Terra do Centro Nacional de Ar e Espaço do Museu Smithsonian, em Washington, mostrou que tremores na Lua( que os cientistas chamaram de "lunamotos") indicam que existem falhas geológicas ativas na Lua, algo que já tinha sido evidenciado em outras investigações.

Basicamente o fenômeno aconteceria por conta do resfriamento gradual do núcleo da Lua, que faz com que placas tectônicas se sobreponham, fazendo nosso satélite comprimir.

Falha geológica na Lua
Falha geológica na Lua

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após reexaminarem dados coletados pelos sismômetros instalados pelas missões Apollo entre 1969 a 1977.Eles puderam detectar 28 tremores pouco profundos com intensidades que variaram entre 2 e 5 pontos na Escala de Richter.

Rastros deixados por rochas lunares que mudaram de lugar por conta de tremores também embasaram a descoberta e confirmou o lento encolhimento do satélite.

Rastros de rochas que deslizaram na Lua
Rastros de rochas que deslizaram na Lua

Mas antes que você comece a achar que a Lua pode sumir dos céus muito em breve, saiba que esses dois fenômenos acontecem de forma muito lenta, então as coisas não devem mudar muito nos próximos milênios.

Cientistas afirmam que tais descobertas também são essenciais para futuras missões de colonização na Lua, já que a escolha de um local mais estável para qualquer base é muito importante.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários