Nasa se prepara para impactos de asteroides na Terra com simulações realistas


Nasa se prepara para impactos de asteroides na Terra com simulações realistas - Capa

No final de abril de 2019 a NASA realizou simulações de colisões de asteroides com a Terra, onde cientistas de diversas partes do mundo se reuniram para tentar descobrir qual a melhor forma de evitar um cataclismo global.

Mas será que toda essa preocupação tem alguma razão?




Sim, com certeza! De acordo com a NASA cerca de 100 toneladas de material interplanetário entra na atmosfera da Terra diariamente. Além disso calcula-se que a cada 10 mil anos um asteroide com mais de 100 metros atinja o planeta causando desastres continentais ou globais.

Por isso a IAWN (International Asteroid Warning Network - Rede Internacional de Alertas de Asteroides) resolveu criar a seguinte simulação: Imagine que a NASA descobriu um asteroide que tem entre 100 e 300 metros, e que deve se aproximar da Terra em 29 de abril de 2027, quando há chances de 10% do objeto destruir o planeta.

Claro, é só uma situação fictícia, mas se fosse real, o que poderíamos fazer além de entrarmos em pânico e corrermos para as colinas?

Bem, é exatamente esse é o desafio! Embora pareça algo um tanto simples - muitos podem pensar que uma bomba atômica poderia resolver tudo - não é bem assim....


Uma bomba poderia dividir um asteroide em muitas partes, o que poderia causar ainda mais estragos. Além disso cientistas afirmam que, sem conhecer a composição do objeto, ficaria muito difícil de se descobrir a melhor forma de enfrentá-lo.

Sim, existem muitos projetos, de todos os tipos, que poderiam ser usados para nos salvar, mas nenhum deles nunca foi testado na prática, então não temos como saber se realmente funcionariam.

Com essa simulação especialistas esperam conseguir conclusões mais definitivas sobre o tema, além de chamar a tenção do mundo sobre esse perigo que muitas vezes é menosprezado.

Claro que isso também acabou dando margem pra algumas teorias de conspiração, mas antes que você fique desesperado achando que pode haver algum perigo secreto que agências espaciais escondem dos simples mortais, saiba que, segundo especialistas, oficialmente não existe nenhum asteroide que ofereça riscos ao nosso planeta, pelo menos até agora.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. E se algo além Júpiter impulsionar alguns do Cinturação em nossa direção? Onde há fumaça há fogo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário