De que cor são as esferas? Você vai se surpreender!


Ilusão de ótica esferas listras coloridas - Capa

Ilusões de ótica são sempre muito intrigantes, e aqui em nosso site já publicamos diversas matérias sobre esse assunto [clique aqui para ver]. E agora surgiu uma nova imagem muito confusa, que já está intrigando o mundo todo!




Trata-se de uma figura bem simples, criada pelo professor David Novick, da Universidade do Texas. Ela consiste em círculos entrecortados por tiras coloridas que podem confundir qualquer um.

Mas afinal, você consegue definir a cor de cada uma das esferas? Veja a figura abaixo e tente acertar as cores:

Ilusão de ótica esferas listras coloridas

E aí, conseguiu identificar as cores? Bem, a verdade é que não existem cores diferentes nas esferas, mas sim uma única cor: marrom claro. Sim, todas as esferas têm a mesma cor, e a impressão de cores diferentes se deve a interação com as listras coloridas.

Quanto menor a imagem (como quando vemos em telas de smatphones) melhor o efeito e a ilusão de cores diferentes. É inacreditável, mas é verdade!

De acordo com especialistas, isso acontece porque nosso cérebro processa as cores de forma individual, no contexto das cores próximas, por isso a gente reconhece cores diferentes devido a interações das linhas que cruzam as esferas.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários