Ruínas de Barco Viking revelam esqueletos de homem, cavalo e cachorro


Ruínas de Barco Viking revelam esqueletos de homem, cavalo e cachorro

Dois barcos vikings usados como túmulos foram revelados em Uppsala, na Suécia. Esqueletos de um homem, um cavalo e um cachorro, todos em bom estado de conservação, também foram encontrados em um dos barcos fúnebres.




Enterros em navios eram muito comuns em toda a Europa, mas aconteciam com mais frequência nos países escandinavos. "Essa é uma escavação única, a última escavação como essa na região de Uppsala ocorreu há quase 50 anos", afirmou em comunicado o arqueólogo Anton Seiler.

Ruínas de Barco Viking revelam esqueletos de homem, cavalo e cachorro - Img1

Segundo os especialistas, sepulturas desse tipo remontam à Era Viking (800–1050 d.C.), quando a cremação era a forma mais comum de lidar com os mortos. Segundo os cientistas envolvidos na descoberta, como a prática de realizar enterros em embarcações era reservada aos nobres, os corpos encontrados na embarcação eram, provavelmente, de pessoas da elite de sua sociedade.

Ruínas de Barco Viking revelam esqueletos de homem, cavalo e cachorro - Img2

Quanto a presença de animais em uma dessas tumbas, os estudiosos consideram que isso seria bastante comum nesse tipo de ritual, já que, dependendo do status do falecido, seus animais e bens preferidos acompanhavam o corpo: "Apenas um pequeno grupo de pessoas foi enterrada dessa maneira. Suspeitamos que eles eram pessoas importantes na sociedade da época, já que, geralmente, navios funerários são muito raros”, apontou Seiler.

Ruínas de Barco Viking revelam esqueletos de homem, cavalo e cachorro - Img3

"É extremamente empolgante para nós essa descoberta, já que os enterros em barcos são escavados raramente. Agora podemos usar ciência e métodos modernos que gerarão novos resultados, hipóteses e respostas”, explicou Seiler.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários