Mistério dos Anéis de gelo na Sibéria foi finalmente solucionado


Mistério dos Anéis de gelo na Sibéria foi finalmente solucionado - Capa

Desde 1969 a humanidade convive com o enigma dos bizarros círculos de gelo no lago Baika, na Sibéria.

São formações circulares gigantescas conhecidas como "Anéis de Gelo", que podem até ser vistas do Espaço, conforme mostram várias imagens da NASA!

Desde então muitos cientistas investigaram esse estranho fenômeno, e embora elucidassem algumas questões, nunca conseguiram uma resposta mais completa.




Mas agora cientistas da própria NASA acabam de divulgar um estudo bem detalhado que saiu na publicação científica 'Limnology and Oceanography'.

Usando dados de satélites e sensores colocados no lago, eles descobriram que redemoinhos quentes abaixo da superfície do lago congelado criam um fluxo quente de água no sentido horário, mesmo nos meses mais frios.

Mistério dos Anéis de gelo na Sibéria foi finalmente solucionado - Img1

A força da corrente é mais fraca no centro, onde o gelo da superfície permanece intocado, mas a corrente mais forte do lado de fora do redemoinho consegue derreter o gelo da parte externa, criando essas formações surpreendentes.

Embora sejam lindos de se observar, esses enormes círculos no gelo representam um grande perigo para as pessoas que costumam transitar sobre lagos congelados (o que é muito comum em regiões geladas), já que são difíceis de se observar no nível do solo.

Mistério dos Anéis de gelo na Sibéria foi finalmente solucionado - Img2

Embora tenham dito que o mistério dos Anéis de Gelo foi solucionado, os pesquisadores afirmaram que ainda falta esclarecer alguns detalhes, como por exemplo de onde exatamente vem essa água quente. Alguns cientistas acreditam que isso ocorra devido a afluência de rios e correntes de vento, mas novos estudos devem esclarecer isso no futuro.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários