Baratas realmente sobrevivem a bombas Atômicas e radiação nuclear?


 
Baratas realmente sobrevivem a bombas Atômicas e radiação nuclear - Capa

Com certeza você conhece essa história sobre baratas serem resistentes a radiação... mas será que é verdade mesmo?

Sim , elas são muito resistentes e podem sobreviver até sem suas cabeças por várias semanas, então sobreviver a uma bomba radioativa não parece tão complicado...




Quanto a decapitação ocorre que as baratas respiram por meio de pequenos orifícios em seus corpos, que não são controlados pelo cérebro. E como são criaturas de sangue frio, precisam de menos energia para sobreviver.

Mas enquanto o corpo pode até sobreviver várias semanas, a cabeça não dura mais do que alguns dias, já que vai ficar sem energia mais rápido (como se fosse pouco!).

Mas e a resistência a radiação? Baratas realmente ficariam sozinhas e herdariam a Terra após um apocalipse nuclear?

Baratas realmente sobrevivem a bombas Atômicas e radiação nuclear - Img

Bem, a resposta mais apropriada é "mais ou menos"...

De fato baratas foram encontradas entre escombros após as bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945, e também por isso ganharam essa fama de resistentes. Mas alguns humanos também foram encontrados nessa mesma condição!

Claro que, infelizmente, essas pessoas acabaram morrendo alguns dias ou semanas depois da contaminação, mas e as baratas? Como ninguém acompanhou a saúde das baratas não dá pra saber o que aconteceu com elas...

Mas alguns cientistas, incluindo os famosos "Caçadores de Mitos" (Mythbusters) fizeram algumas experiências em busca de respostas. E eles descobriram que baratas são de fato muito mais resistentes do que seres humanos.

A dose fatal de radiação para uma pessoa é de 1.000 rads, e 0% de humanos sobrevive a isso. Já no caso das baratas aconteceu o seguinte:
  • 50% das baratas sobreviveram a 1.000 rads 
  • 30% das baratas sobreviveram a 10.000 rads
  • 0% das baratas sobreviveram a 100.000 rads
Mas baratas não são de fato as melhores sobreviventes, já que cientistas descobriram que alguns tipos de besouros e moscas podem sobreviver a 100.000 rads!

Ou seja: Besouros e moscas têm mais chances de sobreviver a uma guerra nuclear do que baratas! O que já pode ser uma ótima notícia para qualquer espécie que tenha que viver aqui no planeta depois...






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários