Nova explicação sobre Oumuamua pode finalmente desvendar mistério do objeto interestelar


Nova explicação sobre Oumuamua pode finalmente desvendar mistério do objeto interestelar

'Oumuamua é um objeto misterioso que já deu muito o que falar (e teorizar), e muitas possíveis explicações surgiram. 

Inclusive o respeitado professor Avi Loeb, de Harvard, disse em várias oportunidades que o objeto era mesmo uma nave alienígena.

E quando achamos que os cientistas ficariam sem ideias, surge mais uma teoria que pode resolver de vez o enigma.




A estranha aceleração do 'Oumuamua sempre foi um dos principais pontos de estranheza que intrigava os especialistas, afinal ele parecia acelerar e desacelerar como se tivesse algum tipo de propulsão própria, se comportando de forma muito diferente de qualquer asteroide ou cometa.

Mas agora os pesquisadores Alan Jackson e Steve Desch podem ter esclarecido a confusão. Eles revelaram sua teoria durante a mais recente edição da Conferência de Ciência Lunar e Planetária (Lunar and Planetary Science Conference).

Trajetoria Oumuamua


A ideia é que 'Oumuamua deve ter vindo de algum lugar parecido com o que temos no cinturão de Kuiper, ou da Nuvem de Oort. E nesses locais existem muitos objetos cobertos de gelo de nitrogênio, que quando sublima cria efeitos de propulsão.

Anteriormente Darryl Seligman e Greg Laughlin já haviam considerado a possibilidade do hidrogênio molecular ser o responsável pela aceleração e desaceleração misteriosa de 'Oumuamua, mas havia um problema: o hidrogênio molecular é muito mais volátil e não sobreviveria muito tempo durante a travessia interestelar do objeto, estimada em cerca de 100 milhões de anos entre uma estrela e outra.

Foto real de Oumuamua
Melhor imagem real que temos de Oumuamua mesclando capturas do Very Large Telescope, do ESO e do Gemini South Telescope

Mas com o gelo de nitrogênio as coisas se encaixam melhor, já que esse material pode resistir mais tempo, servindo de combustível quando o objeto se aproximasse de alguma estrela.

E vale lembrar que esse material é muito comum nos objetos do Cinturão de Kuiper, ou da Nuvem de Oort, por exemplo, fazendo crer que 'Oumuamua pode ter uma origem parecida em outro sistema.

Agora vamos esperar que novas experiências possam confirmar essa nova teoria, e até lá, novas teorias podem surgir... e o mistério ainda pode durar muito tempo.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários