Asteroide Apophis se aproxima: Qual o tamanho do perigo afinal?


Asteroide Apophis: Qual o tamanho do perigo afinal

Desde sua descoberta em 2004 o asteroide Apophis causou grande apreensão e medo, afinal os cálculos iniciais mostravam uma pequena possibilidade de colisão com a Terra já em 2029, com novas aproximações perigosas em 2036 e 2068. 




De qualquer forma vale lembrar que os riscos são muito pequenos, cerca de apenas 1 chance para 100 mil...

O nome dramático dos asteroide foi resultado desse medo inicial: na mitologia egípcia Apophis é uma serpente que representa o mal e o caos.

Mas novos cálculos científicos mostram que ele não é um risco tão imediato, e deve passar a uma distância segura da Terra tanto em 5 de março de 2021 quanto em 2029, a uma distância de aproximadamente 44 vezes a distância entre a Terra e a Lua, ou seja: ele é inofensivo pelo menos por enquanto.

Imagens de radar revelam que Apophis tem formato alongado com dois aparentes lóbulos, de modo que se parece com um amendoim gigante.

Asteroide Apophis Qual o tamanho do perigo afinal - Img

Vale lembrar também que a NASA pretende visitar o Apophis em 2029 em uma missão secundária da sonda OSIRIS-REx (aquela mesma que já coletou amostras do asteroide Bennu). Essas missões poderão nos dar mais certeza sobre o perigo que Apophis representa.

Ou seja: pelo menos até 2029 podemos ficar tranquilos. Já quanto as aproximações de 2036 e 2068 todas os cálculos mostram que o risco é muito pequeno.

Para termos certeza, novos estudos devem refinar a trajetória de Apophis, e por isso cientistas já estão a postos pra registrarem suas aproximações futuras, afinal quanto mais informações tivermos, melhor saberemos sobre sua real trajetória e sobre o real risco que ele representa no futuro.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários