Crateras Gigantes na Turquia engolem fazendas e preocupa cientistas


Cratera Gigantes na Turquia engolem fazendas e preocupa cientistas - Capa

Um estranho fenômeno vem se repetindo na maior região agrícola da Turquia, deixando as autoridades do país em alerta e os agricultores muito preocupados.

Centenas de crateras gigantes, com até 150 metros de profundidade, vêm aparecendo no solo, principalmente durante a estação da seca, causando prejuízos em parte das colheitas de trigo da região, que é a maior fonte desses grãos do país, conhecida como "Silo Verde" na província de Konya, a maior região agrícola da Turquia.




Mas o problema não parou por aí, e agora especialistas alertam que as crateras estão surgindo perigosamente próximas de áreas residenciais.

Segundo especialistas, a seca é a maior responsável pelo surgimento das crateras, que tem aumentado cada vez mais nos últimos anos.

Cratera Gigantes na Turquia engolem fazendas e preocupa cientistas - Img 1

Só nos quatro primeiros meses de 2021, já apareceram mais crateras do que no ano passado inteiro.

Alguns cientistas alegam que o problema não seria um fenômeno geológico, mas sim um problema de desequilíbrio ambiental.

O professor Fetullah Arik, diretor do Centro de Pesquisa de Poços da Universidade Técnica da Turquia, explicou que esses sumidouros são um fenômeno relativamente novo no país, surgido na década de 1970, e que só agora, nos últimos 10 ou 15 anos, vem aumentando.

Cratera Gigantes na Turquia engolem fazendas e preocupa cientistas - Img 2

Especialistas afirmam que, coincidentemente, o problema se intensificou quando os agricultores começaram a usar águas subterrâneas para irrigar as suas plantações à medida que as secas pioraram. 

Com a retirada das águas, enormes cavernas secaram e acabaram desabando sob o peso do solo na superfície.

Agricultores têm buscado soluções para preencher esses buracos, mas até agora não existe nenhuma tecnologia para resolver definitivamente o problema.


Hoje existem oficialmente 660 crateras registradas na província de Konya, quase o dobro das 350 registradas no ano passado. 

Os sumidouros ainda não causaram nenhuma morte, mas estão se se aproximando de forma ameaçadora de cidades da região. 

Infelizmente os cientistas ainda não conseguem prever onde ou quando essas crateras surgirão.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários