Machu Picchu parece ser ainda mais antigo do que se pensava


Machu Picchu parece ser ainda mais antigo do que se pensava - Capa

Machu Picchu, a icônica cidadela Inca nas montanhas do Peru, continua fascinando o mundo e agora descobrimos que ela parece ser ainda mais antiga do que os cientistas acreditavam.

A maioria dos arqueólogos sustenta que Machu Picchu foi construída pelo imperador inca Pachacuti, que segundo os registros históricos chegou ao poder em 1438 DC, indicando que a cidadela foi construída em algum momento entre 1440 e 1450 DC.




Mas segundo um novo estudo publicado na periódico científico 'Antiquity', uma nova datação revela que as movimentações no local provavelmente começaram pelo menos duas décadas antes disso. 

Para essa nova datação os arqueólogos usaram uma técnica de espectrometria de massa datando os restos mortais de 26 pessoas encontradas nos três cemitérios em Machu Picchu durante as escavações no local em 1912. 

As novas descobertas revelam que Machu Picchu foi ocupada por volta de 1420 a 1530 DC, ou seja, pouco mais de 20 anos antes do que se pensava.

"Machu Picchu está entre os sítios arqueológicos mais famosos do mundo, mas até agora as estimativas de sua antiguidade e a duração de sua ocupação foram baseadas em relatos históricos contraditórios escritos por espanhóis no período após a conquista espanhola", disse o Professor Richard Burger, líder da pesquisa da Universidade de Yale, em um comunicado.

Machu Picchu

Se Machu Picchu realmente já existia 20 anos antes do que se pensava, nosso cronograma de fatos históricos da era pré-colombiana também pode estar errado, fazendo os especialistas desconfiarem dos registros históricos deixados pelos invasores espanhóis, o que pode mudar muito do que sabíamos sobre essas antigas civilizações.

"Os resultados sugerem que a discussão do desenvolvimento do império Inca com base principalmente em registros coloniais requer revisão. Os métodos modernos de radiocarbono fornecem uma base melhor para a compreensão da cronologia Inca do que os registros históricos contraditórios”, completou o professor Burger.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários