Ácaro da Farinha pode Provocar Alergias e infestar armários


  
Ácaro da Farinha pode Provocar Alergias e infestar armários - Capa

O ácaro é um velho conhecido da humanidade, mas pouca gente sabe que um outro tipo de ácaro existe e pode infestar alimentos.

Sim, esse é o Ácaro da Farinha, que só recentemente começou a se tornar notícia por infestar alimentos e armazéns causando alguns problemas de saúde e prejuízos em alguns países.




Mas calma! Embora possa ser uma ameaça considerável pra produção e armazenamento de alimentos, por sorte esse ácaro, também chamado de ácaro dos grãos, não costuma causar problemas para a maioria das pessoas, sendo responsável apenas por alguns casos isolados de alergia.

O ácaro da farinha é uma praga de coloração cinza-esbranquiçada que mede no máximo 0,66 milímetros, e pode causar danos consideráveis quando infestam armazéns e locais produtores de alimentos, afetando principalmente cereais, arroz, queijo, vegetais secos, milho, fubá e frutas secas.

Ácaro da Farinha - Fig 1

O maior problema decorre da alta taxa de reprodução desses ácaros, que podem produzir até 800 ovos de uma só vez. Por isso, é importante tomar providências para evitar sua disseminação em empresas e residências.

Descobrir se sua casa ou empresa está sendo infestada pode ser bem simples: os ácaros da farinha costumam deixar nos locais um resíduo empoeirado, que tem leve odor de menta. 

Caso você detecte esses ácaros, especialistas recomendam jogar fora os produtos contaminados. Sempre que possível, cozinhe antes os alimentos para para matar os ácaros, retire o pó dos locais de armazenamento de comida com regularidade e tente reduzir a umidade dos ambientes que armazenam alimentos, já que o ácaro da farinha se prolifera com mais facilidade em locais escuros e úmidos.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários