Outro Vírus de morcego mata menino na Índia e autoridades tentam conter surto


Outro Vírus de morcego mata menino na Índia e autoridades tentam conter surto - Capa

O governo indiano tenta conter um surto do vírus Nipah depois que um menino de 12 anos morreu da doença em Kerala, no sul da Índia no dia 5 de setembro de 2021.

O menino apresentava muita febre e outros sintomas desde 29 de agosto, informou a imprensa indiana. Exames confirmaram que ele havia sido infectado pelo vírus Nipah.




O Nipah é um vírus transmitido por morcegos que pode causar diversos sintomas em humanos, desde infecção respiratória aguda, até convulsões e inchaço cerebral letal. O vírus se espalha pelo contato direto com animais infectados, como morcegos ou porcos, e também pelo contato próximo com uma pessoa infectada

Embora os surtos apresentem baixos números de infecções, apresentam uma alta taxa de mortalidade, com mortes ocorrendo em 40 a 70 por cento dos infectados.

As autoridades de saúde locais estão observando de perto pelo menos 54 contatos de alto risco, incluindo a família do menino e 30 profissionais de saúde que tiveram contato com ele. Cerca de 11 pessoas apresentam sintomas do vírus Nipah

Vírus de morcegos

A maior preocupação é que atualmente não existem tratamentos ou vacinas para essa doença causada pelo vírus Nipah, que foi identificado pela primeira vez em 1998 durante um surto na Malásia que causou 265 casos de encefalite aguda com 105 mortes. Desde então novos surtos continuaram a ocorrer em Bangladesh e na Índia nos últimos 20 anos.

Os Serviços de Saúde de Kerala também aconselham o público sobre como prevenir a propagação do vírus, como praticar boa higiene, evitar animais de fazenda doentes e ficar longe de habitats de morcegos

A boa notícia é que a situação em Kerala parece estar sob controle e a Índia parece estar tendo sucesso em evitar que o surto se espalhe. Especialistas consideram que esse vírus não é tão infeccioso como outros que causaram grandes epidemias, e por isso não apresenta uma ameaça global.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários