Revelado como as Lagartixas 'soltam' suas caudas


Revelado como as Lagartixas 'soltam' suas caudas

Lagartixas são répteis inofensivos que ajudam muito na eliminação de insetos em nossas casas, já que são exímias caçadoras.

Além disso outra habilidade chamava muito a atenção: elas auto-amputam suas caudas em caso de perigo. Uma medida desesperada onde a cauda, ainda em movimento, serve de chamariz para o predador, enquanto a lagartixa tenta fugir.




Sua cauda cresce de novo com o tempo, o que também é uma habilidade espetacular, mas hoje vamos focar nesse mecanismo que "solta" a cauda.

O que intrigava cientistas é que as caudas de alguns répteis embora possam cair a qualquer momento, são firmemente presas ao corpo. 

As estruturas secretas por trás dessa capacidade das lagartixas foram descobertas em um novo estudo publicado na revista Science, que descobriu pequenas estruturas em forma de cogumelo que são o segredo do truque.


Eles observaram mais de perto as superfícies das caudas quebradas na região das fraturas, e descobriram que onde cada músculo se rompe, há uma camada densamente compactada de micropilares em forma de cogumelo cobertos de nanoporos.

Eles descobriram que essas estruturas eram muito adesivas sob tensão. No entanto, as coisas podiam se inverter rapidamente.

A câmera lenta de uma filmagem de alta velocidade mostrou que a flexão da cauda tem papel crucial no processo da queda da cauda: a dobra faz surgir uma rachadura que desencadeia um rápido processo de queda.

Os cientistas acreditam que esse mecanismo possa nos ajudar com o desenvolvimento de procedimentos médicos e tecnologias de biotecnologia no futuro, influenciando até mesmo na robótica e na criação de medicamentos e técnicas cirúrgicas. 





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários