'Dragão da Morte' Argentino - Enorme Réptil Voador Antigo é Desenterrado nos Andes


Dragão da Morte Argentino - Enorme Réptil Voador Antigo é Desenterrado nos Andes - Capa

Restos de um enorme réptil voador da espécie Thanatosdrakon amaru foram encontrados nas montanhas dos Andes, na província de Mendoza, na Argentina.

O gigante voador foi apelidado de 'Dragão da Morte', e tinha cerca de 9 metros de comprimento, ou seja o tamanho de ônibus.




Esse é o maior pterossauro já descoberto na América do Sul, e estima-se que a espécie tenha vivido ao lado dos dinossauros há 86 milhões de anos.

Especialistas argentinos disseram que a 'besta' provavelmente foi uma visão assustadora naquele período, enquanto caçava nos céus pré-históricos.

Dragão da Morte Argentino - Enorme Réptil Voador Antigo img

Segundo os especialistas, a temível espécie possivelmente viveu pelo menos 20 milhões de anos antes do impacto fatal de um asteroide na região que hoje é chamada de península mexicana de Yucatán.

O impacto desse asteroide destruiu cerca de três quartos da vida no planeta há 66 milhões de anos.

Dragão da Morte Enorme Réptil Voador Antigo - Img Tamanho


A imagem acima mostra como era o tamanho do Thanatosdrakon amaru (F) comparado ao condor andino que existe ainda hoje (A), albatroz errante (B) e outros pterossauros, incluindo o maior Quetzalcoatlus (G).

O líder do projeto, Leonardo Ortiz, disse que as características inéditas do fóssil exigiram um novo nome de gênero e espécie, com o último combinando palavras gregas antigas para morte (thanatos) e dragão (drakon).

Dragão da Morte Enorme Réptil Voador Antigo - Img Tamanho comparacao

"Pareceu apropriado nomeá-lo assim", disse Ortiz, da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza.

Cerca de 40 ossos e fragmentos foram desenterrados pela equipe de paleontólogos.

"Não temos um registro atual de nenhum parente próximo que tenha uma modificação corporal semelhante a essas feras", disse Ortiz.

Os pterossauros evoluíram para dezenas de espécies. Alguns eram tão grandes quanto um caça F-16 e outros tão pequenos quanto um pardal. Eles tinham ossos ocos, cérebros grandes com lobos ópticos bem desenvolvidos e várias cristas em seus ossos às quais os músculos de voo se ligavam.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários