Confirmado: Misteriosos Machados Ingleses são mais Antigos que nossa Espécie


Confirmado Misteriosos Machados Ingleses são mais Antigos que nossa Espécie - Capa

Machados de pederneira encontrados no sul da Grã-Bretanha são mais antigos do que se pensava e intrigaram pesquisadores.

As ferramentas datam de cerca de 600 mil anos atrás e podem mudar o que achávamos saber sobre antigas comunidades na região.




O problema é que até agora achávamos que os artefatos mais elaborados eram obras da nossa espécie (Homo Sapiens), mas esses antigos machados mostram que um ancestral extinto dos neandertais, os Homo heidelbergensis já criavam essas ferramentas.

As descobertas foram feitas no sul da Grã-Bretanha por uma equipe de arqueólogos da Universidade de Cambridge, da Universidade de Kent e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária.

Os artefatos foram primeiramente descobertos nos subúrbios de Canterbury na década de 1920, e só recentemente os especialistas usaram uma moderna técnica para determinar quão antigos são os objetos.

Misteriosos Machados Ingleses são mais Antigos que nossa Espécie
Machado de mão - foto Museum of Archaeology and Anthropology, Cambridge.

A tecnologia chamada de datação por radiofluorescência infravermelha (IR-RF), é capaz de determinar quando certos minerais no local foram expostos à luz solar pela última vez, expondo assim a data em que foram enterrados.

Com isso os pesquisadores descobriram que as ferramentas datam de cerca de 560.000 e 620.000 anos atrás, bem mais antigos que nossa espécie, quando a Grã-Bretanha ainda estava conectada à Europa continental.

Antes dessa descoberta acredita-se que ancestrais humanos extintos pisaram pela primeira vez na Grã-Bretanha entre 840.000 e 950.000 anos atrás, e que essas primeiras visitas foram temporárias.

Porém agora os cientistas descobriram que os hominídeos que viviam na região que se tornaria a Grã-Bretanha estavam prosperando e não estavam apenas de passagem, o que pode mudar nossa compreensão das primeiras populações de homo sapiens.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários