5% da massa terrestre veio do Sistema Solar externo afirma nova pesquisa


5% da massa terrestre veio do  Sistema Solar externo afirma nova pesquisa

Sempre acreditamos que nosso planeta Terra era formado de pelo menos 99% de matéria de seus arredores, ou seja: o limite seria o cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. 

Mas agora, graças a missão Hayabusa2, que trouxe 5 gramas de fragmentos do asteroide Ryugu, descobrimos que as coisas podem ser um tanto diferentes e surpreendentes!




Tais fragmentos nos dão a chance de analizar materiais inalterados do Espaço, e as primeiras análises mostraram que a composição do asteroide Ryugu é, de fato em sua maioria, muito parecida com a dos meteoritos quimicamente mais primitivos que conhecemos.

No entanto, alguns elementos químicos do asteroide Ryugu mostraram características que ainda não são totalmente compreendidas.

hayabusa Ryugu

E segundo os cientistas a semelhança entre os condritos Ryugu e de outras amostras primitivas revelaram a melhor estimativa que temos até o momento sobre a composição terrestre, onde cerca de 5% da massa da Terra é proveniente do Sistema Solar externo, um volume bem maior do que acreditávamos.

Isso apresenta alguns desafios para os especialistas em formação planetária, e pode mudar bastante nossa compreensão sobre as origens da Terra.

O estudo liderado por Marine Paquet e Frédéric Moynier foi publicado na revista Nature Astronomy. 





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários