Mudanças Cerebrais Causadas pela Paternidade são confirmadas por exames


Mudanças Cerebrais Causadas pela Paternidade são confirmadas por exames capa

Neurocientistas já sabiam que os cérebros das mães são profundamente alterados pela maternidade, mas ainda não sabíamos exatamente se os pais sofriam grandes mudanças.




Mas agora uma equipe de pesquisadores da Universidade do Sul da California, nos EUA, e do Instituto de Investigação Sanitaria Gregorio Marañón em Madrid, descobriram que os pais são mais afetados do que se imaginava.

Através de escaneamentos cerebrais os especialistas viram que os cuidados com um bebê deixam marcas no cérebro, que eles chamaram de "Plasticidade Cerebral Induzida por Experiência".    

Segundo os cientistas é um processo parecido com aprender tocar algum instrumento ou falar um novo idioma.

Mudanças Cerebrais Causadas pela Paternidade são confirmadas por exames - img


Para a experiência foram recrutados 40 homens – 20 na Espanha e 20 na Califórnia – e todos passaram por um scanner de ressonância magnética duas vezes: primeiro durante a gravidez da parceira e novamente depois que o bebê completou 6 meses. Além de um grupo de controle de 17 homens sem filhos.

Foram encontradas várias mudanças significativas nos cérebros dos pais do pré-natal ao pós-parto, o que não aconteceu com os homens sem filhos usados como comparação.

As alterações cerebrais dos pais apareceram em regiões do córtex que contribuem para o processamento visual, atenção e empatia em relação ao bebê.

Ainda não ficou claro se simplesmente passar mais tempo cuidando dos filhos muda o cérebro dos pais ou se as mudanças ocorrem em homens que são mais motivados a passar mais tempo cuidando dos filhos. 





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários