Enigma da Cachoeira de Sangue na Antártica foi Desvendado


Enigma da Cachoeira de Sangue foi Desvendado - Capa

Uma visão surreal e um tanto assustadora: uma "Cachoeira de Sangue" (Blood Falls en inglês) que já ficou bem famosa por toda a internet e sempre foi descrita como misteriosa. O local ,descoberto pelo geógrafo britânico Thomas Griffith Taylor em 1911, já figurou em inúmeras teorias de conspiração e listas de mistérios.

Mas agora o enigma acabou graças a uma pesquisa publicada no periódico 'Frontiers in Astronomy and Space Sciences'.




Segundo os especialistas, altas quantidades de ferro são a razão da cor das águas, e isso nem seria exatamente uma novidade, já que por décadas os cientistas já desconfiavam que o ferro seria o "culpado".

Mas por que demoraram tantas décadas pra descobrir isso? Bem, são várias as razões, e dentre elas podemos destacar: 
  • Coletar amostras na Antártica,  nunca foi uma tarefa simples, e mesmo hoje em dia ainda é extremamente difícil.
  • Segundo Ken Livi, pesquisador da Universidade Johns Hopkins, os métodos de identificação anteriormente utilizados podiam detectar apenas átomos em estruturas cristalinas, o que não era o caso desse material.
Enigma da Cachoeira de Sangue foi Desvendado - img

Além de ferro, os pesquisadores também detectaram silício, sódio, cálcio e alumínio, nas amostras, e esses elementos, combinados à salinidade do líquido, seria o motivo para essas águas apresentarem tons amarelados em determinados períodos. 

Já a cor avermelhada se forma após as nano esferas de ferro terem contato com o oxigênio.

De acordo com o estudo, as nano esferas de ferro que saem da geleira Taylor vêm de um lago salgado que existe nesse local, e que inclusive é capaz de sustentar vida microbiana nessa região gelada onde pouquíssimos seres vivos podem sobreviver.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários