7 curiosidades sobre o peixe beta



O beta é uma das espécies de peixes mais fáceis de se encontrar em um aquário, não importa em qual país você esteja.

Além de ter cores exuberantes, ele é relativamente fácil de ser cuidado, e talvez por isso seja um dos mais procurados em todo o mundo, afinal, quem nunca teve um peixe beta pelo menos conhece alguém que já cuidou de um.

Geralmente as pessoas se queixam que o peixe beta não vive muito tempo, mas muitas vezes isso acontece por conta das trocas de água.

Segundo aquaristas profissionais, nunca se deve trocar toda a água de um aquário de uma só vez, pois isso facilmente mata não só o beta, como qualquer outro peixe. O correto são trocas parciais, removendo apenas 1/3 da água do aquário cerca de 2 vezes por mês.

Agora, que já sabemos uma das práticas mais importante para cuidar de um peixe de aquário, conheça 7 fatos interessantes sobre o peixe beta!


1 - Os betas são orientais
Os betas são originários da Tailândia, Indonésia, Vietnã, Malásia e algumas regiões da China. Com o passar do tempo, ele conquistou o mundo inteiro com suas cores vivas e por sua facilidade de ser criado em aquários ornamentais.




2 - Eles são carnívoros
O peixe beta prefere comer larvas e mosquitos, que é sua alimentação natural na vida selvagem, mas ele também se alimenta de flocos e rações próprias pra peixes, não se preocupe.



3 - Tempo de vida
O beta tem um tempo de vida que varia bastante, entre 2 a 5 anos em média, e o aquário em que ele vive e sua qualidade de água tem uma influencia drástica. Por exemplo, um beta que vive em um aquário espaçoso e com filtro costuma passar dos 4 anos, porém, se seu aquário é pequeno demais e com má qualidade de água, provavelmente ele não passará dos 2 aninhos. Coitado!



4 - Os betas respiram oxigênio atmosférico
Por conta de seu órgão chamado labirinto, o ar passa próximo de sua corrente sanguínea, o que proporciona a troca de oxigênio para o sangue por meio de difusão. Por isso eles podem viver em aquários pobres em oxigênio, mas claro que isso não significa que a água pode estar suja. Apesar de não precisarem de bombas de ar em seus aquários ornamentais, um filtro sempre faz bem ao peixe, pois melhora a qualidade de sua água.



5 - Peixe de briga?
Os betas não são nada pacíficos, principalmente os machos, que são bastante territorialistas, sendo quase impossível mantê-los no mesmo aquário (mesmo que este seja grande). Já as fêmeas até podem viver juntas num mesmo aquário, mas somente se não for pequeno demais.



6 - Na China elas eram criados pra 'lutar'
No século 18 e 19, os peixes beta eram criados como peixes de briga, e infelizmente, até mesmo nos dias atuais existem pessoas que os criam para este fim, e isso não só na China...



7 - E quantas espécies!
Atualmente existem 65 espécies de peixes clasificados como "Beta". O peixe-beta mais comum entre os amantes da aquariofilia é o Beta Splendens, e se você tem um beta em casa, as chances de que ele seja um Beta Splendens é de 99%.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Legal... Mas quando sai a versão definitiva dele?
    (entendedores entederão)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom me ajudou muito!Tenho 2 e eles são umas gracinhas!!!

    ResponderExcluir
  3. Os meus não vivem mais de 3 meses!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aquario tem que ter filtro com baixa vazão, termostato, e ter no minimo uns 10l.
      Ou o pessoal da loja está te vendendo beta doente.

      Excluir
    2. Segundo eu andei pesquisando os Bettas precisam de no mínimo 36 litros de água para nadar, plantas altas (que vão até a superfície da água) na decoração. Eles são pacíficos com outras especies mas brigões com outros da mesma espécie, principalmente os machos.

      Eles são tranquilos mas não convivem bem com peixes agitados.

      Excluir
  4. Os meus não vivem mais de 3 meses!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus tbm :-(
      Máximo cinco meses
      :'(

      Excluir
    2. Os meus tbm :-(
      Máximo cinco meses
      :'(

      Excluir
    3. So trouqe a metade da agua e coloque uma agua da caixa dagua de sua casa que ja e descancada. Reponha a agua que ja estava no aquario. Faca isso a cada 20 dias no minimo. Se vc trocar a agua toda do aquario e por agua da torneira que tem cloro e fica doente e morre

      Excluir
    4. Troquem a água regularmente a cada 15 dias. Deixem a água da torneira descansar por 24h. Assim ela estará pronta para uso. Alimente com ração em quantidades adequadas. Muitas vezes os beixes betta não tem noção da quantidade que comem. Os meus vivem anos...

      Excluir
    5. Troquem a água regularmente a cada 15 dias. Deixem a água da torneira descansar por 24h. Assim ela estará pronta para uso. Alimente com ração em quantidades adequadas. Muitas vezes os beixes betta não tem noção da quantidade que comem. Os meus vivem anos...

      Excluir
    6. Tenho um a 1 ano e meio . Troco a água dele dia sim, dia não. Coloco cloro, e procuro não deixa lo em local que faz muito barulho, ele é grande e muito comilão kkkk

      Excluir
    7. Quanto tempo o beta fica em baixo da agua e depois sobe pra respirar por favor

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O meu tbm morreu agora pouco ��. Vim ver nesse site quais possíveis causas teriam levado a acontecer isso.. Infelizmente foi pela troca de água, pq o rapaz que vendeu disse que era pra trocar a água 1 vez por semana e não avisou nada sobre ser parcialmente �� mas foi bom ler essas informações, pra que quando eu tiver outro, saberei cuidar melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm pode ter sido o cloro da agua ou alimento demais,compra um anti-cloro e um aquario maior q 3 litros.
      to com 1 ano e alguns meses e nenhum peixe morreu ate agr,no inicio sim rsrs,varios platis guppys espadinhas.
      mas agr tou de boa.
      tenho 3 kinguios(2 veu,1 telescopio)
      2 bettas femeas(1 Dragon Crowntail,1 red dragon)
      2 coridoras(Schwartz)
      aquario de 60L.

      espero ter ajudado...

      Excluir
  7. Eita! Estou lendo a matéria porque o meu "Pingo" morreu essa semana e ficou aqui por 3 anos e 2 meses. Ele morreu por causas naturais pois foi ficando fraco a cada dia e já sabia que a hora dele havia chegado. Meu aquário é de 1 Lt e estou pensando em trocar por um maior. Não comprei outro ainda. Fiquei bem triste. Ele atendia pelo nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste que ele morreu... Mas ele ainda viveu foi muito, um beta vive de 2 a 5 anos. Um aquário de 1 litro é muito pequeno, compra um maior sim.
      Eu comprei um de 20 litros, já está decorado, tem aquecedor, filtro etc... Só falta colocar a água e comprar os peixes. Quero colocar dois betas. Um macho e uma fêmea, sei que dois betas não pode ficar justos, mas vou tentar colocar um macho e uma fêmea. Tomara que eles não brigam

      Excluir
    2. O macho vai matar a fêmea. Não ponha juntos!

      Excluir
    3. Eu tenho um macho e duas fêmeas. Nunca brigam e uma delas está pondo ovos. Uma lindeza. Meu aquário tem 100 litros.

      Excluir
  8. Eu tenho meu beta a 2anos. Ele fica num aquário redondo de uns 3 litros. Sempre deixo a agua num recipiente no anticloro de um dia para o outro. Lavo o aquário dele a cada 20/30dias. Ele está ótimo. Minha amiga teve um e morreu pq ela trocou a agua, e tinha ovos dentro, ela não sabia e de imediato o beta dela morreu. Mto triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode por em vidro que tenha desfoque, aquele em assado, destorçao de imagem, pq ele fica tonto, e o meu morreu de frio 😭 Deixei na cozinha de azulejo, a noite toda, devia tá uns 12 graus coitado

      Excluir
  9. Eu tinha duas fêmeas bacabaram d morree provavelmente foi por causa da troca d agua.
    Mas vou comprar um macho e uma fêmea quero q eles cruzem como faço? Pq se deixar os dois ele mata ela neh.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a matéria...minha filha ganhou um beta e pelo q li ele é macho, ela ganhou ele em um aquário d 1 litro, fiquei com dó pq n tinha espaço pra ele. Então comprei um aquário maior de 20 litros decorei o aquário todo e comprei uma bomba tbm. Eu qria muito poder comprar mais peixes pra colocar junto com ele, alguém sabe m falar se existe algum peixe q eu possa colocar junto com ele? E de quanto em quanto tempo eu troco a água? Obrigado e adorei o artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Você teve uma ótima iniciativa em comprar um aquário maior, pois os peixes vivem muito melhor em locais onde podem nadar.

      Infelizmente não há nenhum peixe que possa ser colocado com o beta macho, pois ele vai atacar qualquer outro peixe.

      Para não causar traumas para o peixe, você deve trocar cerca de 30% de sua água uma vez a cada 15 dias. Se tiver sujeira no fundo, aspire com uma mangueirinha, e complete os 30% com uma água nova, sem cloro e filtrada. Para ter certeza de que sua água não tenha cloro, deixe ela descansar por pelo menos 1 dia, assim o cloro evapora.

      Um grande abraço, e boa sorte com seu peixinho!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. É necessário ficar atento também quanto as doenças, por exemplo fungos e bactérias. Se teu beta estiver tendo reduzido o tamanho da cauda ou estiver muito parado no aquário, fique ligado, pois você vai precisar aplicar anti fungos ou anti bactérias na água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO POR FALAR ISSO PORQUE MEU BETA FEMEA FICA PARADA EM UM CANTINHO E SO SOBE PARA RESPIRAR E A CALDA DELA DIMINUIU

      Excluir
  13. É necessário ficar atento também quanto as doenças, por exemplo fungos e bactérias. Se teu beta estiver tendo reduzido o tamanho da cauda ou estiver muito parado no aquário, fique ligado, pois você vai precisar aplicar anti fungos ou anti bactérias na água.

    ResponderExcluir
  14. Tenho um a mais de 4 anos ele e vermelho eu troco a água dele 1 vez por mês uso água filtrada no filtro de barro ele e vermelho, meu arquario tem o tamanho e o formato de uma bola de basquete no fundo tem criatais de areia de construção, e eu comprei um tipo de alga ela e comprida e crece muito tenho que cortar ele a cada 20 dias.

    ResponderExcluir
  15. Meu peixinjobtem dois anos e três meses . A dois dias ele está triste e não come. Alguém oodebme ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Comprei um beta faz 3 dias vermelho lindo ,comprei aquário de 2 litros de água . E ração para peixe . Espero que ele dure porque geralmente os meus morre logo ,adorei a dica da troca de água nao sabia . Pode ser que o meu dure mais

    ResponderExcluir
  17. O meu ta comigo 1 ano e meio já,troco a água dele toda e lavo o aquário uma vez por semana,nem sabia desse lance da água mas hj ele ta estranho ta só no fundo e nadando de lado será que ele ta morrendo? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e sempre usei água mineral sempre tive medo de colocar da torneira

      Excluir
  18. Tenho um beta vermelho, está com 2 anos e 6 meses.
    Troco a água toda sempre, e coloco anti cloro e antibactérias, a cada 15 dias.

    ResponderExcluir
  19. O beta do meu filho ganhou até nome:"Jack". Era o xodó dele, mas morreu com pouco mais de 2 meses. De repente meu filho notou seu peixinho azul parado e duro no aquário, tadinho, chorou sentido a perda do seu bichinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso morreu agora há pouco... :(
      Meu filho ainda nem sabe, mas até em mim deu vontade de chorar. O bichinho fofo, interagia comigo todas as manhãs...
      Tínhamos desde fevereiro. Vi que não viveu por muito tempo então, segundo o que li por aqui

      Excluir
    2. O meu neto tem um Beta que segue o estilo do personagem "O FANTASMA" (dos quadrinhos), pois sempre que morre, eu e a avó dele substituímos por outro exatamente igual imediatamente, antes que o nosso neto perceba o falecimento do anterior.
      O atual já é o oitavo da linhagem. 😅
      Como o Beta é macho, o nome dele é... Beto.

      Excluir
  20. O aquário tem que ter 5 litros pelo menos, quanto mais comprido do que fundo melhor 20cm de coluna da água é o ideal, tenha termostato e não aquecedor, e tenha um termômetro, a temperatura tem que ser sempre 26° ou 27° se chegar a 30° por causa do verão faça ventilação no local deixe o aquário aberto coloque um ventilador próximo a água, não alimente muito ele. Apenas duas bolinhas, duas vezes ao dia, tipo 12h e 18, ou 19h , não precisa ser comida de betta mas de peixe tropicais e em pallets, tetra min é boa , use um desclorificante sempre tipo aquele que também remove metais da água, água filtrada não basta, troque a água de 5 a 7 dias, 80% da água e não tire o peixe dentro do aquario é desnecessário! E super stressante pra ele, utilize uma Mangueirinha transparente para sugar a sujeira e água, sendo o recepiente coletor como um balde abaixo do aquario pra água sair, Atenção coloque água na mesma temperatura ou com variações de no máximo 2 graus, e com o mesmo ph que deve ser entre 6.8 a 7.2, cuidado com plantas artificiais se tiver gesso, arame , metais faz mal a ele, coloque uma planta aquática, tipo anubia nana ou hidrophila polismerma, tenha um local bem próximo a superfície, para o descanso dele principalmente a noite, vc pode por em uma ventosa plástica uma folha artificial, uns 3cm da superfície.nao utilize filtro ele gosta de água parada e fica nervoso com isso, uma vez ao mês lave o aquário com água quente ou esponja, pra água do aquário fica na mesma temperatura, aqueça um pouco no fogão e misture com água fria use o termômetro, cuidado para não por água quente! E não esqueça de pingar duas gotas de Alcon desclorificante ou QQ outra marca! Não coloque pedras coloridas são tóxicas, não coloque pedras dolomita aquelas branca se coloca muito o ph sobe! Leia sobre ph! E não use beteira! Nem vidro redondo ou tapoer. Eles adoraram moscas de banheiro ou de frutas e também artêmias. Mude a decoração de vez em qdo eles ficam entediado, forneça luz do momento que vc acorda até às 22h indireta 5w ou pela janela, não deixe o aquário no sol jamais. Fazendo isso ele vive e muito e feliz. Use o cérebro! E pesquise. Acender e apagar a luz deixa ele confuso sem saber se é noite ou dia e ele fica transtornado. Qd for comprar vê se ele não é muito grande se não pode ser velho. E se nada um pouco ou faz bolinhas como espuma na superfície. Se vc não pode comprar um termostato, um desclorificante, e um aquário de 5 litros pelo menos vc não pode ter nem um peixe. Crie um inseto. #Respeitopela vidaanimal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário com todas essas dicas! Só uma que não acredito ser ideal, que é a de lavar o aquário com água quente uma vez por mês. O aquário precisa ter as bactérias benéficas que irão consumir amônia (coco do peixe) para a água não ficar toxica. Quando lavamos o aquário, retiramos a colônia de bactérias benéficas. E a troca de água nunca pode ultrapassar os 30 ou 40%. O ideal é cerca de 20% no máximo, uma vez por semana.

      Excluir
  21. Só faltou dizer que são duas gotas de desclorificante pra cada litro de água! E termostato realmente é necessário se não vai morrer de ictio pq a temperatura da água muda direto. Também acho muita pobreza não comprar o que falou pq dura para criar o betta a vida toda e o termostato sempre terá.

    ResponderExcluir
  22. O meu Beta eu trocava toda água do aquário mesmo assim ele viveu 3 anos

    ResponderExcluir
  23. O meu não está bem, ele tem dois anos e semana passada parou de nadar, só fica no fundo do aquário, compramos um remédinho para pingar na água, porem não melhorou ;( o que fazer?

    ResponderExcluir
  24. Coloquei um macho e seis fêmeas no mesmo aquário. Mas as fêmeas estavam atacando o macho, e ele não estava comendo. Toda vez que ia alimentar ele ia para o fundo e só elas comiam. Isso é normal acontecer???

    ResponderExcluir
  25. Boa noite. Há um tipo que seja mais resistente ou dure mais que outros em tempo de vida? Já ouvi falar que o Betta Dumbo vive mais e é mais resistente, demorando para ficar doente.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Resolvi comprar alguns peixinhos para meus filhos. Me falaram que a Beta fêmea não briga como o macho. Então comprei 4 betas fêmeas. Todas coloridas. Meu aquario é de 10 L, tenho a bombinha e usei o anticloro. Após 2 dias percebi que 3 delas estão muito quietas, no fundo do aquario e parecem que estão sem a calda. A outra parece estar bem. Está nadando normal. É possível que ele esteja atacando as outras femeas? Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  27. Tenho um beta a algum tempo, os meus outros morreram rápido com fungos e etc, porém esse agora está batendo o recorde rsrs, troco a agua dele a cada 7 ou 14 dias, depende da correria, e deixo ele em um pouco de agua antiga para recolocá-lo no aquário com agua nova, coloco a agua antiga junto com ele, e também antes de colocar na agua nova, um rapaz do petshop me ensinou a colocar algumas pedras de sal grosso assim que colocar a nova água, evita fungos e outras coisas maléficas ao peixe, e ele está a alguns meses comigo e bem saudável.

    ResponderExcluir
  28. Por favor, qual a quantidade ideal de ração que deve ser oferecida par o beta?

    ResponderExcluir
  29. tenho um beta de 3 anos que vive sozinho em um aquário peque6 tô pensarem comprar um grande e por algumas fêmeas

    ResponderExcluir
  30. eu tenho o meu ja tm quase 3 anos lindo atende pelo nome d bluue n quero q ele morra

    ResponderExcluir
  31. O meus tem 3 anos .. quando troco a agua..
    Deixo a água descansar por pelo menos umas 20 horas...
    Eles são bem saudáveis

    ResponderExcluir
  32. Preciso de ajuda.
    Tem aqui alguém pra dizer quais os Bettas de cauda simples ?

    ResponderExcluir
  33. quanto tempo um peixe betta pode durar fora da agua? porque ontem meu gato quebrou meu aquario e meu peixe ficou sem ar mais pelo menos ele está vivo em segurança responda essa pergunta por favor!

    ResponderExcluir
  34. Eu tinha um que teve uma morte bem estranha e que eu não sei a causa, pois em uma manhã eu alimentei e ele estava nadando normalmente, e depois de alguns minutos ele tava boiando no aquário. Mas adorei a matéria!

    ResponderExcluir
  35. Tenho um ja faz 1 ano mudo a agua 2x por mes, o aquario e pequeno mas ele segue a minha mao ja sabe quando ou dar comida , so dou comida de 2 em 2 dias, gosto muito, e gostei muito de saber as curiosidades que apresentaram.obrigado

    ResponderExcluir
  36. Boa noite. Agradeço pela informação, com certeza me foi muito útil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário