Provavelmente você já ouviu falar na velha regra dos 5 segundos, aquela mesmo, que afirma que se um alimento cair no chão pode ser recolhido rapidamente, em menos de 5 segundos, para que não seja contaminado.
A discórdia entre cientistas começou há muito tempo, e algumas pesquisas anteriores indicavam que a regra poderia funcionar. Porém não demorou muito para que outros estudos desacreditassem essas conclusões.
Muito tempo se passou antes que alguém decidisse reabrir a questão, até que finalmente, cientistas da 'Universidade Rutgers' publicaram novos resultados de suas pesquisas na 'Applied and Environmental Microbiology'.
Eles afirmam categoricamente: a regra dos 5 segundos não funciona mesmo.
A maior novidade nesse novo estudo, é que alguns tipos de alimentos tem vantagens sobre outros, e de acordo com os pesquisadores, quanto mais úmido o alimento, maior será sua contaminação. Uma fatia de melancia foi a que tinha mais bactérias, enquanto uma bala de goma tinha a menor quantidade após cair no chão.
Os especialistas também descobriram que o tipo de comida e de superfície podem interferir na quantidade de bactérias, e embora o aço inox possa parecer mais limpo, na verdade o carpete se mostrou o mais seguro, porque sua textura minimiza o contato com o chão.
A conclusão é simples: se algum alimento cair no chão ele está definitivamente condenado, ainda que certos tipos de alimentos sejam mais resistentes a contaminação do que outros!
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário