Fulano, Beltrano e Sicrano - qual a origem desses termos?


Fulano, Beltrano e Sicrano - qual a origem desses termos - Capa

Apelidos sempre foram algo popular na história da humanidade, e surgiram até pela necessidade de se identificar pessoas diferentes que possuíam o mesmo nome.

Alexandre "O Grande", por exemplo, você saberia de quem se tratava se não fosse o apelido e apenas disséssemos "Alexandre? Poderia ser qualquer outro Alexandre, não é mesmo?


Assim como a necessidade de se identificar pessoas específicas, apelidos também podem generalizar, e tornar mais fácil na linguagem denotar que você não está falando de ninguém em especial. E por isso Fulano, Beltrano e Sicrano se tornaram tão populares.






Mas de onde surgiram esses termos, afinal? Bem, vamos por partes: segundo a maioria dos estudiosos, o termo "Fulano" vem do árabe "fulân", que significa "Tal", e foi incorporado pela língua espanhola para designar indivíduos não identificados.

Spanish fulan word meaning

Já "Beltrano" vem do nome próprio Beltrão (ou Beltrand, já que o nome tem origem francesa), que sempre foi muito popular por toda a Península Ibérica, e acabou se tornando uma designação de pessoa comum. Já a terminação "ano" (Beltrão + ano = Beltrano) foi apenas uma analogia natural com Fulano, até para rimar.

Já "Sicrano" (isso mesmo, é Sicrano e não "ciclano", que é o nome de um elemento químico) ainda é um mistério.

Ciclano elemento químico

Nenhum especialista se arrisca a dar uma explicação definitiva, e o único consenso é que o termo é bem mais moderno, e se consolidou bem depois de Fulano e Beltrano.

Alguns linguistas acreditam que "Sicrano seja apenas mais uma derivação dos outros dois termos, usado apenas como figura de linguagem.

Outras hipóteses afirmam que “sicra” pode ser um derivado da palavra securu, do latim, que quer dizer segurança, ou ainda uma mistura das palavras "zutano e citano", que são equivalentes a “fulano” e “beltrano” em espanhol.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário