Nomes estranhos? Intrigantes origens dos nomes de países das Américas


Nomes estranhos? Intrigantes origens dos nomes de países das Américas

Nomes parecem tão naturais, que nem sempre nos damos conta de uma pergunta simples: -"De onde eles vieram?"

E com nomes de países não é diferente... até temos a impressão que eles sempre existiram com os nomes que conhecemos...

Mapa Mundial

De fato estamos tão acostumados a essas nomenclaturas que muitas vezes simplesmente achamos que o mundo surgiu assim, desde sempre, e que os nomes que nos são tão familiares nem parecem que foram inventados, criados ou derivados de algum outro termo anterior...

Por isso nossa superlista é muito útil, e pode te fazer ter outra visão do mundo, esclarecendo a origem de alguns nomes de países das Américas, que com certeza podem te surpreender!

Argentina

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Argentina
A palavra "argentum", em latim, e "argénteo", em espanhol significam prata. O nome faz sentido pela própria existência do Rio da Prata, que já aparecia em um mapa de 1554 delimitando a "Terra Argentea".

Belize

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Belize
O nome do país deriva do rio Belize, nome proveniente do idioma "balis" dos maias que significa basicamente "lamacento".

Bolívia

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Bolivia
Mais um nome que tão tem segredo: Bolívia se origina no nome do militar e político Simón Bolivar do século 19, considerado um dos pais da independência da América do Sul.

Brasil

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Brasil
Derivado da árvore do 'pau-brasil', que era muito cobiçada pelos colonizadores devido a sua seiva de coloração vermelha.




Canadá

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Canada
Como no caso de muitos países, são várias as teorias e explicações para o nome, e enumeramos aqui as 3 teorias mais bem aceitas pelos historiadores:
  1. A explicação mais difundida afirma que Canadá seria uma adaptação da palavra iroquesa kanata, que significa aldeia ou povoado. O problema é que alguns estudos afirmam que já existiam mapas anteriores aos primeiros contatos com iroqueses com o nome Canada.
  2. A segunda teoria mais popular diz que os espanhóis colonizadores não tendo encontrado inicialmente nada de valor naquelas terras, usaram a expressão "Aca nada", que depois acabou sendo repetida pelos povos nativos dando origem ao nome que conhecemos;
  3. Uma 3ª teoria diz que foram os portugueses que passaram por lá antes, e deixaram por lá uma placa escrito "Ca nada", e depois as pessoas acreditaram que aquela placa marcava o nome das terras. 

Chile

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Chile
São pelo menos 3 explicações:
  1. O nome seria derivado da palavra 'chilli' do idioma 'quechua' ou 'aimará' dos nativos, que significa "fim", representando o fim do império dos Incas naquela região; 
  2. A 2ª teoria diz que 'chilli' (ou tchili) para os Incas se traduzia em "as terras do frio e da neve";
  3. A última explicação afirma que o nome do país vem das palavras 'trih' ou 'chil' nativas, que designavam um pássaro com manchas amarelas em suas asas.

Costa Rica

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Costa Rica
São 2 versões aceitas pelos historiadores:
  1. Cristóvão Colombo teria batizado a região de 'Costa Rica' por acreditar que encontraria muitas riquezas no local. "Rico" em espanhol também pode fazer menção a algo raro ou belo, e dessa forma o nome poderia significar também "costa bela" ou algo similar;
  2. A 2ª hipótese especula que o nome Costa Rica , poderia derivar da expressão 'costarrica' do idioma dos nativos, o 'huetar'.

Cuba

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Cuba
São pelo menos 4 explicações aceitas pelos historiadores:
  1. No idioma taino, 'Cubanacan' significa "local central", em referência a posição centralizada da ilha no Caribe;
  2. A palavra poderia ser também uma derivação de "Cohiba", nome usado pelos nativos para se referirem ao seu território;
  3. Uma 3ª teoria diz que o nome derivaria da palavra 'Ciba' da língua dos nativos tainos da região, que tem pelo menos 3 significados: "montanha", "caverna" ou "pedra";
  4. Em árabe, a palavra 'coba' significa 'mesquita', e poderia ser uma alusão ao formato das montanhas da região que impressionaram os primeiros navegantes europeus que chegaram por lá;

Equador

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Equador
Mais um caso sem mistério: o nome simplesmente se refere a localização geográfica do país, na famosa 'linha do equador', que divide os Hemisférios Sul e Norte.

El Salvador

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - El Salvador
O nome 'El Salvador' se origina de uma fortaleza espanhola que existiu na região onde hoje fica a capital San Salvador. O governo salvadorenho afirma que tem registros da existência da fortaleza em documento que datam de 1525.


Estados Unidos da América

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - USA
Esse é um dos poucos casos onde o nome do país não tem mistério, já que em 4 de julho de 1776 os Estados da colônia assinaram a "unânime declaração de independência dos Estados Unidos da América".

Guatemala

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Guatemala
O nome do país existiria desde 1524, e seria uma derivação da palavra 'Quauhtemallan', do idioma náhualt, que significa "lugar com muitas árvores" ou "terra de águias".

Guianas 

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Guianas
Os nativos já chamavam suas terras de "guyana", termo que significa "terra de muitas águas". O nome faz muito sentido, já que as Guianas se localizam entre os rios Amazonas, Negro e Orinoco, e também são banhadas pelo Oceano Atlântico. A Guiana Francesa obviamente leva esse nome por ter sido dominada pela França.

Haiti

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Haiti
Haiti significa "terra das montanhas" no idioma arahuaca dos nativos tainos que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores.

Honduras

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Honduras
Ninguém conseguiu descobrir quem afinal batizou o país, e existem 2 teorias sobre o nome:
  1. Em espanhol a palavra 'honduras' é usada para descrever profundidade, e poderia ter sido usada pelos primeiros navegantes para fazer menção às águas profundas da região;
  2. Outros historiadores acreditam que o nome do país derivou da palavra indígena "Hondure".

Jamaica

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Jamaica
Também com origem no idioma taino, a palavra 'Xaymaca' ou 'Yamaya', que significa "terra de florestas e água", teria sido adaptada ao espanhol como 'Jamaica'.

México

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Mexico
Seria uma simplificação para o espanhol do nome asteca da região, 'Metztlixihtlico', onde Metztli (Lua), xictli (centro) e co (lugar) significaria "Lugar do centro da Lua" ou "Umbigo da Lua".

Nicarágua

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Nicaragua
O nome deriva da palavra nativa 'Nicanahuac', que era de difícil pronúncia pelos colonizadores espanhóis.  Já seu significado é controverso: alguns historiadores afirmam que a tradução correta seria "os nahoas chegaram até aqui". Já outros especialistas dizem que pode ser uma adaptação das palavras 'Nicarao' e da palavra água.

Panamá

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Panama
A certeza é que o nome veio dos nativos da região, que já chamavam sua capital de 'Panama', mas quanto ao significado não existe consenso:
  1. Alguns historiadores dizem que panama significa "muitos peixes e borboletas";
  2. Outros afirmam que seria o nome de uma árvore nativa que se chama "Panama", que era usada pelos nativos como ponto de encontro para importantes reuniões;
  3. Por fim ainda há quem diga que o nome deriva da palavra nativa do idioma cuna 'panna mai', que significa "mais longe".

Paraguai

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Paraguai
A única certeza é que o nome vem do idioma Guarani, mas seu significado tem 2 explicações conflitantes:
  1. Alguns afirmam que Paraguai seria uma junção das palavras nativas 'para' (mar), 'gua' (vindo de) e 'y' (água). Ou seja: "Água que vem do mar";
  2. Outra explicação é que "Paragua" seria o nome de um cacique aliado aos espanhóis, e significaria "coroa de penas".

Peru

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Peru
Se você achava que o nome do país tinha alguma coisa a ver com a ave simbolo das ceias de Natal se enganou... historiadores afirmam que o nome é anterior a colonização, mas são pelo menos 3 explicações:
  1. Peru se originaria da palavra 'Birú' que significa "Rio" em guarani;
  2. Um cacique que se chamava 'Birú' dominava aquela região, e portanto as terras ganhavam seu nome;
  3. A palavra 'Viru' do idioma quechua seria outra explicação para o nome do país.

Porto Rico

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Porto Rico
A explicação mais aceita é que o nome tenha origem na língua espanhola mesmo, denominando as riquezas que eram levadas através do porto da região. Mas alguns historiadores fazem um paralelo interessante com a palavra 'Borinquen' (que significa "terra do grande senhor"), que era usada pelos nativos para descrever a região.

República Dominicana

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Republica dominicana
São 2 explicações conflitantes:
  1. O nome viria da ordem religiosa dos Dominicanos que se estabeleceu no lugar e evangelizava os nativos;
  2. Colombo teria chegado à ilha em um domingo, e batizado a ilha em homenagem ao dia da semana.

Suriname

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Suriname
O nome deriva do dialeto dos Tainos, que falavam o idioma aruaque. e chamavam sua terra de "Surinen", bem antes da chegada dos europeus.

Uruguai

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Uruguai
A palavra vem do guarani, mas são várias versões sobre seu significado:
  1. O nome do país pode ser derivado da palavra guarani 'uruguä', relacionada a uma espécie de caracol;
  2. Outros especialistas dizem que a tradução de 'uruguay' poderia ser 'uru' (um tipo de ave de rios da região), 'gua' ("que vem de") e 'y' ("água");
  3. Outra tradução popular ensinada nas escolas do país é: "Rio dos pássaros pintados".

Venezuela

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Venezuela
São 2 teorias:
  1. Seria uma expressão espanhola que significa "pequena Veneza", devido as moradias dos nativos nas beiras  de rios, que lembravam a cidade de Veneza na Itália;
  2. Outra explicação é que havia uma ilha naquela região que se chamava 'Veneci-uela', que inspirou o nome adaptado ao espanhol.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários