Nomes estranhos? Intrigantes origens dos nomes de países das Américas

Leave a Comment
Nomes estranhos? Intrigantes origens dos nomes de países das Américas

Nomes parecem tão naturais, que nem sempre nos damos conta de uma pergunta simples: -"De onde eles vieram?"

E com nomes de países não é diferente... até temos a impressão que eles sempre existiram com os nomes que conhecemos...

Mapa Mundial

De fato estamos tão acostumados a essas nomenclaturas que muitas vezes simplesmente achamos que o mundo surgiu assim, desde sempre, e que os nomes que nos são tão familiares nem parecem que foram inventados, criados ou derivados de algum outro termo anterior...

Por isso nossa superlista é muito útil, e pode te fazer ter outra visão do mundo, esclarecendo a origem de alguns nomes de países das Américas, que com certeza podem te surpreender!

Argentina

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Argentina
A palavra "argentum", em latim, e "argénteo", em espanhol significam prata. O nome faz sentido pela própria existência do Rio da Prata, que já aparecia em um mapa de 1554 delimitando a "Terra Argentea".

Belize

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Belize
O nome do país deriva do rio Belize, nome proveniente do idioma "balis" dos maias que significa basicamente "lamacento".

Bolívia

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Bolivia
Mais um nome que tão tem segredo: Bolívia se origina no nome do militar e político Simón Bolivar do século 19, considerado um dos pais da independência da América do Sul.

Brasil

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Brasil
Derivado da árvore do 'pau-brasil', que era muito cobiçada pelos colonizadores devido a sua seiva de coloração vermelha.




Canadá

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Canada
Como no caso de muitos países, são várias as teorias e explicações para o nome, e enumeramos aqui as 3 teorias mais bem aceitas pelos historiadores:
  1. A explicação mais difundida afirma que Canadá seria uma adaptação da palavra iroquesa kanata, que significa aldeia ou povoado. O problema é que alguns estudos afirmam que já existiam mapas anteriores aos primeiros contatos com iroqueses com o nome Canada.
  2. A segunda teoria mais popular diz que os espanhóis colonizadores não tendo encontrado inicialmente nada de valor naquelas terras, usaram a expressão "Aca nada", que depois acabou sendo repetida pelos povos nativos dando origem ao nome que conhecemos;
  3. Uma 3ª teoria diz que foram os portugueses que passaram por lá antes, e deixaram por lá uma placa escrito "Ca nada", e depois as pessoas acreditaram que aquela placa marcava o nome das terras. 

Chile

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Chile
São pelo menos 3 explicações:
  1. O nome seria derivado da palavra 'chilli' do idioma 'quechua' ou 'aimará' dos nativos, que significa "fim", representando o fim do império dos Incas naquela região; 
  2. A 2ª teoria diz que 'chilli' (ou tchili) para os Incas se traduzia em "as terras do frio e da neve";
  3. A última explicação afirma que o nome do país vem das palavras 'trih' ou 'chil' nativas, que designavam um pássaro com manchas amarelas em suas asas.

Costa Rica

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Costa Rica
São 2 versões aceitas pelos historiadores:
  1. Cristóvão Colombo teria batizado a região de 'Costa Rica' por acreditar que encontraria muitas riquezas no local. "Rico" em espanhol também pode fazer menção a algo raro ou belo, e dessa forma o nome poderia significar também "costa bela" ou algo similar;
  2. A 2ª hipótese especula que o nome Costa Rica , poderia derivar da expressão 'costarrica' do idioma dos nativos, o 'huetar'.

Cuba

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Cuba
São pelo menos 4 explicações aceitas pelos historiadores:
  1. No idioma taino, 'Cubanacan' significa "local central", em referência a posição centralizada da ilha no Caribe;
  2. A palavra poderia ser também uma derivação de "Cohiba", nome usado pelos nativos para se referirem ao seu território;
  3. Uma 3ª teoria diz que o nome derivaria da palavra 'Ciba' da língua dos nativos tainos da região, que tem pelo menos 3 significados: "montanha", "caverna" ou "pedra";
  4. Em árabe, a palavra 'coba' significa 'mesquita', e poderia ser uma alusão ao formato das montanhas da região que impressionaram os primeiros navegantes europeus que chegaram por lá;

Equador

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Equador
Mais um caso sem mistério: o nome simplesmente se refere a localização geográfica do país, na famosa 'linha do equador', que divide os Hemisférios Sul e Norte.

El Salvador

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - El Salvador
O nome 'El Salvador' se origina de uma fortaleza espanhola que existiu na região onde hoje fica a capital San Salvador. O governo salvadorenho afirma que tem registros da existência da fortaleza em documento que datam de 1525.


Estados Unidos da América

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - USA
Esse é um dos poucos casos onde o nome do país não tem mistério, já que em 4 de julho de 1776 os Estados da colônia assinaram a "unânime declaração de independência dos Estados Unidos da América".

Guatemala

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Guatemala
O nome do país existiria desde 1524, e seria uma derivação da palavra 'Quauhtemallan', do idioma náhualt, que significa "lugar com muitas árvores" ou "terra de águias".

Guianas 

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Guianas
Os nativos já chamavam suas terras de "guyana", termo que significa "terra de muitas águas". O nome faz muito sentido, já que as Guianas se localizam entre os rios Amazonas, Negro e Orinoco, e também são banhadas pelo Oceano Atlântico. A Guiana Francesa obviamente leva esse nome por ter sido dominada pela França.

Haiti

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Haiti
Haiti significa "terra das montanhas" no idioma arahuaca dos nativos tainos que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores.

Honduras

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Honduras
Ninguém conseguiu descobrir quem afinal batizou o país, e existem 2 teorias sobre o nome:
  1. Em espanhol a palavra 'honduras' é usada para descrever profundidade, e poderia ter sido usada pelos primeiros navegantes para fazer menção às águas profundas da região;
  2. Outros historiadores acreditam que o nome do país derivou da palavra indígena "Hondure".

Jamaica

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Jamaica
Também com origem no idioma taino, a palavra 'Xaymaca' ou 'Yamaya', que significa "terra de florestas e água", teria sido adaptada ao espanhol como 'Jamaica'.

México

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Mexico
Seria uma simplificação para o espanhol do nome asteca da região, 'Metztlixihtlico', onde Metztli (Lua), xictli (centro) e co (lugar) significaria "Lugar do centro da Lua" ou "Umbigo da Lua".

Nicarágua

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Nicaragua
O nome deriva da palavra nativa 'Nicanahuac', que era de difícil pronúncia pelos colonizadores espanhóis.  Já seu significado é controverso: alguns historiadores afirmam que a tradução correta seria "os nahoas chegaram até aqui". Já outros especialistas dizem que pode ser uma adaptação das palavras 'Nicarao' e da palavra água.

Panamá

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Panama
A certeza é que o nome veio dos nativos da região, que já chamavam sua capital de 'Panama', mas quanto ao significado não existe consenso:
  1. Alguns historiadores dizem que panama significa "muitos peixes e borboletas";
  2. Outros afirmam que seria o nome de uma árvore nativa que se chama "Panama", que era usada pelos nativos como ponto de encontro para importantes reuniões;
  3. Por fim ainda há quem diga que o nome deriva da palavra nativa do idioma cuna 'panna mai', que significa "mais longe".

Paraguai

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Paraguai
A única certeza é que o nome vem do idioma Guarani, mas seu significado tem 2 explicações conflitantes:
  1. Alguns afirmam que Paraguai seria uma junção das palavras nativas 'para' (mar), 'gua' (vindo de) e 'y' (água). Ou seja: "Água que vem do mar";
  2. Outra explicação é que "Paragua" seria o nome de um cacique aliado aos espanhóis, e significaria "coroa de penas".

Peru

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Peru
Se você achava que o nome do país tinha alguma coisa a ver com a ave simbolo das ceias de Natal se enganou... historiadores afirmam que o nome é anterior a colonização, mas são pelo menos 3 explicações:
  1. Peru se originaria da palavra 'Birú' que significa "Rio" em guarani;
  2. Um cacique que se chamava 'Birú' dominava aquela região, e portanto as terras ganhavam seu nome;
  3. A palavra 'Viru' do idioma quechua seria outra explicação para o nome do país.

Porto Rico

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Porto Rico
A explicação mais aceita é que o nome tenha origem na língua espanhola mesmo, denominando as riquezas que eram levadas através do porto da região. Mas alguns historiadores fazem um paralelo interessante com a palavra 'Borinquen' (que significa "terra do grande senhor"), que era usada pelos nativos para descrever a região.

República Dominicana

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Republica dominicana
São 2 explicações conflitantes:
  1. O nome viria da ordem religiosa dos Dominicanos que se estabeleceu no lugar e evangelizava os nativos;
  2. Colombo teria chegado à ilha em um domingo, e batizado a ilha em homenagem ao dia da semana.

Suriname

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Suriname
O nome deriva do dialeto dos Tainos, que falavam o idioma aruaque. e chamavam sua terra de "Surinen", bem antes da chegada dos europeus.

Uruguai

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Uruguai
A palavra vem do guarani, mas são várias versões sobre seu significado:
  1. O nome do país pode ser derivado da palavra guarani 'uruguä', relacionada a uma espécie de caracol;
  2. Outros especialistas dizem que a tradução de 'uruguay' poderia ser 'uru' (um tipo de ave de rios da região), 'gua' ("que vem de") e 'y' ("água");
  3. Outra tradução popular ensinada nas escolas do país é: "Rio dos pássaros pintados".

Venezuela

Qual a origem dos nomes dos países das Américas - Venezuela
São 2 teorias:
  1. Seria uma expressão espanhola que significa "pequena Veneza", devido as moradias dos nativos nas beiras  de rios, que lembravam a cidade de Veneza na Itália;
  2. Outra explicação é que havia uma ilha naquela região que se chamava 'Veneci-uela', que inspirou o nome adaptado ao espanhol.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário