5 continentes não! Agora são 8 com a descoberta da Zelândia!


5 continentes não! Agora são 8 com a descoberta da Zelândia!

Se você frequentou a escola até alguns anos atrás deve ter aprendido sobre os 5 continentes. E mesmo hoje em dia essa é a versão mais ensina nas aulas de geografia.

E se você é fã de esportes também deve ter percebido que os anéis olímpicos fazem menção a apenas 5 continentes...

Mas então de onde surgiu essa história de 7 e até 8 continentes que deixou muita gente confusa?

Divisão dos continentes

A questão é que não há consenso entre os especialistas sobre qual é a forma mais correta ou precisa de se classificar um continente, e por isso a contagem de continentes pode variar muito dependendo do método utilizado e do contexto empregado na análise.

Dependendo do pesquisador, estudioso ou professor, a Terra pode ter entre 4 e 8 continentes, dependendo de fatores considerados e de seu ponto de vista.




Por isso preparamos uma superlista das diversas contagens de continentes que confundem leigos e especialistas, e agora você vai entender (em partes, literalmente!) essa confusão continental:

Quatro continentes

Mapa Mundi 4 Continentes
A definição de continente que vemos nos dicionários afirma que eles são "grandes massas de terras emersas, limitadas e ilhadas pelas águas dos mares e oceanos”. Assim poderíamos contar só 4 continentes: Américas ( norte, central e do sul todas juntas), Eufrásia (Europa, África e Ásia juntas), Oceania e Antártida.

5 continentes

Mapa Mundi 5 Continentes
Essa é a versão que ainda é ensinada nas escolas, mas ela só vale no âmbito esportivo, onde os anéis olímpicos, por exemplo, representam os 5 continentes mundiais: América, Europa, África, Ásia e Oceania. Os geólogos afirmam que essa forma de ver o mundo não é a mais correta, já que não leva em consideração critérios geológicos.


O mapa estava errado o tempo todo e nós só percebemos agora

7 continentes

Mapa Mundi 7 Continentes
Essa seria a divisão mais correta de acordo com os especialistas. Ela mescla critérios geológicos e socioculturais, e separa, por exemplo, as Américas do Norte (que inclui a Central) e do Sul. Separa também a Europa e a Ásia (que muitas vezes aparecem como um único continente, a Eurásia), respeitando as diferenças culturais entre os dois povos. Assim teríamos 7 continentes: América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa, África, Oceania e Antártida.

Agora podem ser 8 continentes!...

Mapa Mundi 8 Continentes
Sim, novos estudos chegaram a conclusão que deveríamos contar 8 continentes, já que agora os pesquisadores descobriram a Zelândia (isso mesmo, sem o "nova" na frente)! Os geólogos dizem que, depois de muitos estudos, eles concluíram que a Nova Zelândia e a Nova Caledônia (um arquipélago que se encontra a leste da Austrália e ao norte da Nova Zelândia) formam um único continente. Assim, deveríamos contar 8 continentes: América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa, África, Oceania, Antártida e Zelândia. É bem verdade que a maior parte desse novo continente da Zelândia está submersa, mas ainda assim seria um continente...

Se você ficou confuso, saiba que nós da redação também ficamos....

Travolta confuso

E como nem os próprios especialistas conseguem chegar a uma conclusão sobre quantos continentes nosso planeta tem afinal, só nos resta escolhermos qual a nossa divisão favorita, não é mesmo?!

Qual é a divisão que faz mais sentido pra você? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. O continente da zalendia e ate interessante, mais pq dividir o continente americano em duas partes?
    Dividir a europa da Ásia beleza mais o continente Americano 😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, no meu ponto de vista é mais lógico dividir as Américas que a Europa e Ásia ( levando em conta geograficamente ) Até mesmo porque não tem divisão geográfica, apenas cultural e etnia.

      Excluir
    2. minha professora de historia do tempo do colégio dividia a América em 3 partes

      Excluir
  2. Eu acredito que dividir as Américas é plausível pela quantidade de água que as separa. Mas a Europa e a Ásia são indiscutivelmente juntas, não há divisão de águas entre elas, restando apenas uma divisão cultural e política, nada geológica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais a ver com o posicionamento sobre as placas tectônicas, do que com a proximidade, na análise geológica.

      Excluir
  3. O melhor é dividir geopolítico, ou seja, físico e cultural com 6 continemtes: América, Europa , África, Ásia, Oceania e Antártida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, visto que, eu já acostumei-me em dizer que existe apenas 6 continentes.

      PS: Todos nascidos na América são americanos.

      Excluir
  4. Zelândia por estar submersa , não deveria contar

    ResponderExcluir

Postar um comentário