Mosquitos sabem quando alguém tenta matá-los e se lembram disso (!!) - afirmam pesquisadores


Mosquitos sabem quando alguém tenta matá-los e se lembram disso - afirmam pesquisadores

Mosquitos (pernilongos ou muriçocas, como também são chamados) podem ser conhecidos de várias formas, seja por irritar qualquer um ou mesmo por matarem muita gente, já que transmitem várias doenças.

Porém, por pelo menos uma coisa eles nunca foram acusados: serem inteligentes! Vai dizer que você já tinha pensado que um pernilongo pudesse de fato ser inteligente e "pensar"?




Pois é, até agora eles podiam ter fama de "burros", mas um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Washington deve mudar muito esse conceito!

Os cientistas fizeram uma experiência com mosquitos da espécie Aedes aegypti (aquele mesmo que transmite o vírus da dengue) da seguinte forma:
  1. Pesquisadores colocaram um grupo de mosquitos dentro de uma caixa onde havia um pouco de suor de uma pessoa para atraí-los;
  2. Dentro da caixa também existia um braço mecânico que ficava o tempo todo tentando estapear e matar os mosquitos;
  3. No dia seguinte os pesquisadores colocaram esses mesmos mosquitos em uma outra caixa, que tinha dois tubos de saída, sendo que em um dos tubos foi colocada a mesma amostra de suor da mesma pessoa que eles tinham usado na experiência do dia anterior.
E adivinhe por qual tubo os mosquitos preferiram escapar? Você poderia imaginar que eles iriam para o tubo onde havia o suor, já que iriam tentar picar alguém, mas não... os pernilongos preferiram seguir pelo tubo limpo, sem suor, evitando aquele cheiro que eles se lembravam que era de uma pessoa que representava uma ameaça!

mosquito aedes aegypti

Os pesquisadores chegaram a conclusão que os mosquitos podem compreender quando alguém tenta matá-los, e são capazes de se lembrar dessa pessoa específica pelo cheiro de seu suor, evitando se aproximar dela (isso chega a ser meio assustador ou é só impressão mesmo?...).

Tá aí uma boa forma de tentar evitar os inconvenientes mosquitos... segundo esse novo estudo, basta você reagir e não se deixar picar facilmente, tentando estapear e matar os pernilongos o tempo todo. Quem sabe eles se lembrem que você é uma ameaça e evitem te picar?!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários