Vídeo mostra incrível momento de índios isolados fazendo primeiro contato



No último dia 29 de junho, um grupo de índios isolados fez seu primeiro contato com a "civilização".

O grupo de 4 jovens, que vive na região do Acre, próximo da fronteira com o Peru, se comunicou com índios da etnia Ashaninka e com servidores da Funai, em um aldeia chamada Simpatia, improvisada pela Fundação Nacional do Índio, a Funai.

Três dias antes, o grupo já havia sido avistado por integrantes da Funai e por outros índios, porém, o contato não havia ocorrido. O índio Fernando Kampa, dos Ashaninka, foi o intermediador desse primeiro e épico contato com um dos grupos indígenas mais isolados do mundo.




A regra geral da Funai é a de não contato, e este só pode ser feito quando a iniciativa vem dos índios. Apesar da comunicação ser difícil e arriscada, os isolados relataram agressões vindas do território peruano, provavelmente pelos não-índios e talvez por isso, decidiram estabelecer contato, como num pedido de ajuda. Um fato curioso é que um dos isolados portava uma espingarda, provavelmente adquirida após algum tipo de confronto com os não-índios.

O vídeo mostra o momento do primeiro e inacreditável contato com uma das tribos indígenas mais isoladas que se tem notícia.

Foi um momento perigoso e arriscado, principalmente para os índios isolados, afinal, eles correram o risco de adquirir algum tipo de virose cujo sistema imunológico não esteja preparado. A Funai ainda não divulgou mais informações sobre os motivos desse contato, mas relatou que nesse último mês, outros oito índios isolados retornaram à Aldeia Simpatia.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. em mais ou menos 20anos em que navego pela WEB eu nunca assisti a um vídeo com tamanha atenção em que assisti a esse....
    fico a imaginar o Brasil há cinco séculos atrás nas mãos dos verdadeiros brasileiros...e de como foram os malefícios do homem branco sobre eles...não só aqui mas em toda as AMÉRICAS....de qq forma é de tirar o fôlego...postagem excepcional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contato entre portugueses e índios não foi hostil como muitos acreditam, os portugueses não chegaram metendo bala (tão menos os espanhóis) - esse acontecimento ocorreu sim nos Estados Unidos durante a espanação para o Oeste, ali sim ocorreu o que chamamos de genocídio - na América portuguesa e espanhola ocorreu outros fatores. Há muito a ser estudado sobre esse período, entretanto, não devemos exigir que um homem do século XIV - XVI tenha uma consciência tal qual a nossa (que começou a ser construída no século XVIII). E muito menos podemos ser ingênuos em acreditar em uma "pureza da alma" dos povos nativos das Américas (tão menos que eles eram maus - pensar assim hoje seria imbecil) - mas sim, para um mundo cristão da época é inconcebível um povo que não crêm em cristo e faz sacrifícios humanos, - no caso dos povos das regiões dos Andes por exemplo - e pessoas que comem outros humanos (algumas tribos brasileiras tinham esse costume). Tal qual para os índios, era incoerente comer a carne de um Deus - tal qual os cristãos fazem (simbolicamente, mas numa época que fantasia e realidade dividiam uma faixa tênue)

      Excluir
    2. Não foi "tão" hostil?
      Defina hostil, cara-pálida.
      "Brancos" Torturam, matam e estupram indígenas até hoje (com a "consciência" de hj).
      A história é escrita pelos vencedores.
      Tem algum amigo indígena?
      É indígena?
      Então, não afirme isso, por favor.
      ATÉ HOJE, OS BRANCOS CHEGAM TOMANDO-LHES AS TERRAS E MANDANDO BALA.
      É melhor se informar, ou ficar calada.

      Excluir
    3. tem um indio ali de bermuda como assim ?????é o primeiro contato?

      Excluir
  2. cara , eles tem facao nas costa, aprenderam a manipular o metal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem até botijão a gás! Seria tão isolados assim?

      Excluir
    2. N faz parte dos índios q chegaram

      Excluir
    3. Interpreta o texto amigos.
      "O grupo de 4 jovens, que vive na região do Acre, próximo da fronteira com o Peru, se comunicou com índios da etnia Ashaninka e com servidores da Funai, em um aldeia chamada Simpatia, improvisada pela Fundação Nacional do Índio, a Funai."

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Alem de facão, o indio tem uma arma. Quão rapido eles evoluíram heim, ja que o titulo diz que eles estao fazendo o PRIMEIRO contato.

    ResponderExcluir
  5. nao entendi, de tersado e espingarda

    ResponderExcluir
  6. 1° contato? Só se for com vocês! Porque eles já tinham facão e espingarda.

    ResponderExcluir
  7. A unica coisa que os brancos levam para os indios e a doença e a disgraça mais nada,

    ResponderExcluir
  8. E segundo o IBOPE, JÁ TORCEM PARA O FLAMENGO.

    ResponderExcluir
  9. Tribos isoladas, usando fuzil e facão industrial?! Conta outra!

    ResponderExcluir
  10. até facebook esses índio tem...primeiro contato o carai

    ResponderExcluir
  11. Madre, mas se já entraram em confronto com Não índios, não é esse o "primeiro contato"...

    ResponderExcluir
  12. MDS o povo é muito burro, ou nem lê o texto. Eles provavelmente pegaram essas armas de caçadores ou pessoas que acabaram confrontando. A aldeia que aparece é uma já envolta com a civilização, o cara que leva as bananas é só um cara que leva as bananas mano '-'. Os índios entraram na aldeia ali e pegaram as armas e foram embora. É difícil entender?

    ResponderExcluir
  13. Forçam a ignorância ! resumindo o que o amigo falou e o que nitidamente foi entendido :
    Saquearam os facões,machados e armas de outras invasões como esta filmada.
    Os índias tiveram outros contatos com pessoas sem câmera filmadora.

    ResponderExcluir
  14. maluco ta armado com uma espingarda. como que é primeiro contato? uahsuahsuahsuas

    ResponderExcluir

Postar um comentário