Vídeo mostra incrível momento de índios isolados fazendo primeiro contato

24 comments

No último dia 29 de junho, um grupo de índios isolados fez seu primeiro contato com a "civilização".

O grupo de 4 jovens, que vive na região do Acre, próximo da fronteira com o Peru, se comunicou com índios da etnia Ashaninka e com servidores da Funai, em um aldeia chamada Simpatia, improvisada pela Fundação Nacional do Índio, a Funai.

Três dias antes, o grupo já havia sido avistado por integrantes da Funai e por outros índios, porém, o contato não havia ocorrido. O índio Fernando Kampa, dos Ashaninka, foi o intermediador desse primeiro e épico contato com um dos grupos indígenas mais isolados do mundo.




A regra geral da Funai é a de não contato, e este só pode ser feito quando a iniciativa vem dos índios. Apesar da comunicação ser difícil e arriscada, os isolados relataram agressões vindas do território peruano, provavelmente pelos não-índios e talvez por isso, decidiram estabelecer contato, como num pedido de ajuda. Um fato curioso é que um dos isolados portava uma espingarda, provavelmente adquirida após algum tipo de confronto com os não-índios.

O vídeo mostra o momento do primeiro e inacreditável contato com uma das tribos indígenas mais isoladas que se tem notícia.

Foi um momento perigoso e arriscado, principalmente para os índios isolados, afinal, eles correram o risco de adquirir algum tipo de virose cujo sistema imunológico não esteja preparado. A Funai ainda não divulgou mais informações sobre os motivos desse contato, mas relatou que nesse último mês, outros oito índios isolados retornaram à Aldeia Simpatia.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 comentários:

  1. em mais ou menos 20anos em que navego pela WEB eu nunca assisti a um vídeo com tamanha atenção em que assisti a esse....
    fico a imaginar o Brasil há cinco séculos atrás nas mãos dos verdadeiros brasileiros...e de como foram os malefícios do homem branco sobre eles...não só aqui mas em toda as AMÉRICAS....de qq forma é de tirar o fôlego...postagem excepcional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contato entre portugueses e índios não foi hostil como muitos acreditam, os portugueses não chegaram metendo bala (tão menos os espanhóis) - esse acontecimento ocorreu sim nos Estados Unidos durante a espanação para o Oeste, ali sim ocorreu o que chamamos de genocídio - na América portuguesa e espanhola ocorreu outros fatores. Há muito a ser estudado sobre esse período, entretanto, não devemos exigir que um homem do século XIV - XVI tenha uma consciência tal qual a nossa (que começou a ser construída no século XVIII). E muito menos podemos ser ingênuos em acreditar em uma "pureza da alma" dos povos nativos das Américas (tão menos que eles eram maus - pensar assim hoje seria imbecil) - mas sim, para um mundo cristão da época é inconcebível um povo que não crêm em cristo e faz sacrifícios humanos, - no caso dos povos das regiões dos Andes por exemplo - e pessoas que comem outros humanos (algumas tribos brasileiras tinham esse costume). Tal qual para os índios, era incoerente comer a carne de um Deus - tal qual os cristãos fazem (simbolicamente, mas numa época que fantasia e realidade dividiam uma faixa tênue)

      Excluir
    2. Não foi "tão" hostil?
      Defina hostil, cara-pálida.
      "Brancos" Torturam, matam e estupram indígenas até hoje (com a "consciência" de hj).
      A história é escrita pelos vencedores.
      Tem algum amigo indígena?
      É indígena?
      Então, não afirme isso, por favor.
      ATÉ HOJE, OS BRANCOS CHEGAM TOMANDO-LHES AS TERRAS E MANDANDO BALA.
      É melhor se informar, ou ficar calada.

      Excluir
    3. tem um indio ali de bermuda como assim ?????é o primeiro contato?

      Excluir
  2. cara , eles tem facao nas costa, aprenderam a manipular o metal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem até botijão a gás! Seria tão isolados assim?

      Excluir
    2. N faz parte dos índios q chegaram

      Excluir
    3. Interpreta o texto amigos.
      "O grupo de 4 jovens, que vive na região do Acre, próximo da fronteira com o Peru, se comunicou com índios da etnia Ashaninka e com servidores da Funai, em um aldeia chamada Simpatia, improvisada pela Fundação Nacional do Índio, a Funai."

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Alem de facão, o indio tem uma arma. Quão rapido eles evoluíram heim, ja que o titulo diz que eles estao fazendo o PRIMEIRO contato.

    ResponderExcluir
  5. nao entendi, de tersado e espingarda

    ResponderExcluir
  6. 1° contato? Só se for com vocês! Porque eles já tinham facão e espingarda.

    ResponderExcluir
  7. A unica coisa que os brancos levam para os indios e a doença e a disgraça mais nada,

    ResponderExcluir
  8. E segundo o IBOPE, JÁ TORCEM PARA O FLAMENGO.

    ResponderExcluir
  9. Tribos isoladas, usando fuzil e facão industrial?! Conta outra!

    ResponderExcluir
  10. até facebook esses índio tem...primeiro contato o carai

    ResponderExcluir
  11. Madre, mas se já entraram em confronto com Não índios, não é esse o "primeiro contato"...

    ResponderExcluir
  12. MDS o povo é muito burro, ou nem lê o texto. Eles provavelmente pegaram essas armas de caçadores ou pessoas que acabaram confrontando. A aldeia que aparece é uma já envolta com a civilização, o cara que leva as bananas é só um cara que leva as bananas mano '-'. Os índios entraram na aldeia ali e pegaram as armas e foram embora. É difícil entender?

    ResponderExcluir
  13. Forçam a ignorância ! resumindo o que o amigo falou e o que nitidamente foi entendido :
    Saquearam os facões,machados e armas de outras invasões como esta filmada.
    Os índias tiveram outros contatos com pessoas sem câmera filmadora.

    ResponderExcluir
  14. maluco ta armado com uma espingarda. como que é primeiro contato? uahsuahsuahsuas

    ResponderExcluir