O deus bíblico tinha uma esposa? Pesquisadores afirmam que sim

20 comments
O deus bíblico tinha uma esposa? Pesquisadores afirmam que sim - Capa

Ela foi considerada uma deusa "pagã", atacada na Bíblia como uma das maiores inimigas do cristianismo, serviu pra representar a cobra que corrompeu Adão e Eva com a tal maçã, e pode até ter dado origem dos cultos do divino feminino, classificados como bruxaria séculos mais tarde, e tão combatidos pela inquisição...

O deus bíblico tinha uma esposa?

Ashera (ou Asserá em Português) pode ter sido a esposa do deus bíblico Jeová, além da "mãe renegada e injustiçada" de Jesus que foi apagada da história. Assim como Maria Madalena, a deusa teria sido vítima da sociedade que valorizava apenas os homens.
Asherah Goddess Carving
Essa história apareceu pela primeira vez em 1967, através do historiador Raphael Patai, e depois a teoria ganhou ainda mais destaque na pesquisa da professora sênior do departamento de Teologia e Religião da Universidade de Exeter, Francesca Stavrakopoulou.





Segundo os especialistas, são várias as evidências: inscrições misteriosas, pequenas estatuetas de cerâmica, e até trechos da própria Bíblia. Tudo indica que a deusa seria a companheira do deus judaico cristão Javé/ Jeová.


Cidade bíblica de Sodoma encontrada

Menções bíblicas da 'esposa de deus'

Ela é mencionada pelo menos 40 vezes na bíblia hebraica, e inclusive teria sua figura representada dentro do Templo de Jerusalém, o Templo de Javé. No Livro dos Reis, consta que uma estátua de Asherah foi colocada no templo e que as mulheres teceram vestimentas para ela em um ritual. Josias, rei de Judá (o reino israelita do sul), teria arrancado a estátua e todos os símbolos da deusa do templo e queimado, por volta do ano 620 a.C. Segundo os pesquisadores, ele teria feito isso por que achava que o culto à essa deusa era uma influência negativa, que competia com o culto ao verdadeiro deus dos israelitas.

Culto à Deusa Ashera

O culto à Asherah também parece ter sido muito importante fora de Jerusalém, nos chamados "lugares altos", onde árvores vivas eram cultuadas como símbolo da deusa.

Estátuas de Asherah, possivel esposa do deus bíblico
Estatuetas femininas dos antigos israelitas que representam traços maternais, seios fartos e ventres grávidos, valorizando os atributos femininos considerados divinos.

Isso acontecia em santuários ao ar livre, nos topos das montanhas, evidenciando uma profunda ligação com a natureza. Asherah seria uma forma de reverenciar a fertilidade feminina e o papel da mulher, com a árvore como símbolo disso tudo.

Evidências da deusa Asherah

Graças a arqueologia, vários dados surpreendentes vieram à tona: no sítio arqueológico de Kuntillet Ajrud, no Sinai egípcio, perto da fronteira com Israel, foi localizado um local que funcionava como ponto de parada de caravanas, onde havia até um templo.

Inscrições em hebraico representam deus e sua esposa, segundo alguns especialistas
Inscrição em hebraico datada de 800 a.C. no alto o pedido de benção de "Javé de Samaria e sua Asherah". Casal abaixo do texto, poderia retratar deus e sua esposa, com cabeças de bovino, segundo alguns especialistas

Inscrições e desenhos em fragmentos de cerâmica revelaram frases pedindo a benção de "Javé de Teiman e sua Asherah", o casal de deuses. Existe até um bizarro desenho de duas figuras humanoides com cabeças de bovinos, uma com traços mais masculinos e outra com traços mais femininos.

O outro lado da polêmica

Especialistas mais conservadores relutam em reconhecer a veracidade das novas teorias. Eles rebatem com algumas explicações: Os desenhos com cabeça de touro poderiam ser justificados porque esse animal representa força e poder no culto de Samaria. Quanto ao termo "sua Asherah", isso pode se referir a um objeto, não a uma pessoa ou a uma deusa, já que a palavra "asherah", além de ser o nome de uma deusa dos cananeus, também é uma palavra comum que designa um poste de madeira usado para cerimônias religiosas.

O chocante mistério da história repetida de Jesus Cristo

Bom, se você ficou na dúvida não tem problema, afinal os especialistas também estão, e até agora não chegaram a um acordo sobre a questão (e provavelmente não chegarão nunca...). Certeza mesmo, só a polêmica que esse assunto ainda vai causar.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. nao acredito que li isso =\
    é facil pegar um trecho e interpretar de qualquer forma
    os povo hebreu tentou criar um sincrentismo religioso
    casando Jeová com uma deusa pagã...e´so ESTUDAR um pouqinho que não tornam acontecer =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei de ler quando falou da fruta proibida que seria a maçã.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Por que será que eles desenhavam tão mal e faziam umas esculturas horríveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, essas arte tem mais de 2 mil anos!!! Duvido tu, mesmo sendo do século 21, fazer algo melhor.

      Excluir
  3. A Esposa de Deus ou a noiva de Cristo é Verônica a mulher hemorroissa . Ela viverá eternamente em Salvador-ba esperando seu noivo . Jesus cristo e sua noiva vão se reencontrar no pelourinho.

    ResponderExcluir
  4. Nem toda informação envolvendo a bíblia é digna de crédito. É claro que essa deusa foi muito cultuada pelos hebreus sim, mas isso somente no período de afastamento do Deus Jeová. Aliás a deusa "asherah", não era esposa de Jeová e sim de baal, um deus pagão introduzido no culto dos hebreus por pura ignorância e rebeldia ao deus da lei que receberam. Pela lei eles foram instruídos inclusive, a não fazerem imagens para manter a adoração perfeita e direcionada a um Deus que é espírito invisível e não tem aparência de homem ou qualquer ser da terra ou do céu. A mesma ignorância dos pagãos antigos é apresentada aqui neste artigo com tanta informação distorcida. Fazer o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A deusa "asherah", não era esposa de Jeová e sim de Baal. - Parabéns pelo comentário, é isso mesmo! - apoiada.

      Excluir
  5. Essa religião é a unica que descrimina todas as outras, sendo que ela tá no mesmo barco que as outras no sentido de provas. Pra eles é Jeová e pronto.

    ResponderExcluir
  6. Tudo no universo é masculino e feminino. dês do DNA a prótons e nêutrons; energia positiva e negativa; a radiação estrelar e planetárias que os une; tempo, passado e futuro. Constantino a pessoa que organizou os livros bíblicos, era um rei pagão e na quela época existia centenas de livros antigos e entre esses livros ele determinou o que era bíblia. Anos mais tarde os fanáticos, multidões leigas queimaram a biblioteca de Alexandria. Deusa é FATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os judeus nos dias de Jesus já tinham a Bíblia dos livros que Moisés escreveu até Zacarias reconheciam com autênticos. Depois 90% dos outros livros foram escritos pelos apóstolos de Jesus. Só que tentaram acrescentar livros apócrifos que não são autenticos séculos depois da morte de Jesus e lógico que nunca iriam entrar. Não foi Constantino que ditou quais livros fariam parte da Bíblia na verdade ele só foi um pagão que instituiu a igreja católica no poder como forma de ter apoio dos cristãos (nessa época já não eram tão cristão assim) e pagãos. Quanto a Biblioteca de Alexandria foi destruída bem antes de Constantino por Júlio César por razões políticas, depois houve uma colaboração mais tarde de cristão e muculmanos mas já estava bem capenga. Era a coisa mais comum antigamente quando tu estava numa guerra destruir e queimar tudo quer por razões políticas ou religiosas.

      Excluir
  7. que foi isso a imagem acima é de baal e ashera ela era esposa de baal a definição javé simplesmente era porque na epoca os adoradores de baal o sincretizavam com o Deus de israel então uniam o nome e a forma, desinformação total essa materia.

    ResponderExcluir
  8. essa ainda continua sendo ate os dias de hoje,não em formas materiais e sim espirituais. veja se a iguinorada maria mãe de jesus,por um acaso a mesma mais de jesus e para ser assim é a mesma mulher de Deus, para ser a mãe de jesus e jesus é filho de Deus então logo ela tbm foi a virge maria. sacreficios de Deus para os outros filhos de decencias de Adão e Eva. q veio mais tarde não é então.poriço se dis nossa mãe tbm e jesus nosso irmão mais velho e nosso senhor o mais prudente filho de Deus na terra. infelismente não existe modelos q espiritos os as fez por ser imposivel pq a mesma bibli a ja nos dis isso q é impossivel. só precisam intender a isso ?

    ResponderExcluir
  9. Os crentes nutella piram com estes fatos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Deus é tudo, logo também está por toda a bíblia; no caso esposa é apenas um termo, uma expressão usada, voltada à igreja.
    O tolo não tem prazer no etendimeto, mas sim expor seus pensamentos.PV 18:2

    ResponderExcluir