O deus bíblico tinha uma esposa? Pesquisadores afirmam que sim


O deus bíblico tinha uma esposa? Pesquisadores afirmam que sim - Capa

Ela foi considerada uma deusa "pagã", atacada na Bíblia como uma das maiores inimigas do cristianismo, serviu pra representar a cobra que corrompeu Adão e Eva com a tal maçã, e pode até ter dado origem dos cultos do divino feminino, classificados como bruxaria séculos mais tarde, e tão combatidos pela inquisição...

O deus bíblico tinha uma esposa?

Ashera (ou Asserá em Português) pode ter sido a esposa do deus bíblico Jeová, além da "mãe renegada e injustiçada" de Jesus que foi apagada da história. Assim como Maria Madalena, a deusa teria sido vítima da sociedade que valorizava apenas os homens.
Asherah Goddess Carving
Essa história apareceu pela primeira vez em 1967, através do historiador Raphael Patai, e depois a teoria ganhou ainda mais destaque na pesquisa da professora sênior do departamento de Teologia e Religião da Universidade de Exeter, Francesca Stavrakopoulou.





Segundo os especialistas, são várias as evidências: inscrições misteriosas, pequenas estatuetas de cerâmica, e até trechos da própria Bíblia. Tudo indica que a deusa seria a companheira do deus judaico cristão Javé/ Jeová.


Cidade bíblica de Sodoma encontrada

Menções bíblicas da 'esposa de deus'

Ela é mencionada pelo menos 40 vezes na bíblia hebraica, e inclusive teria sua figura representada dentro do Templo de Jerusalém, o Templo de Javé. No Livro dos Reis, consta que uma estátua de Asherah foi colocada no templo e que as mulheres teceram vestimentas para ela em um ritual. Josias, rei de Judá (o reino israelita do sul), teria arrancado a estátua e todos os símbolos da deusa do templo e queimado, por volta do ano 620 a.C. Segundo os pesquisadores, ele teria feito isso por que achava que o culto à essa deusa era uma influência negativa, que competia com o culto ao verdadeiro deus dos israelitas.

Culto à Deusa Ashera

O culto à Asherah também parece ter sido muito importante fora de Jerusalém, nos chamados "lugares altos", onde árvores vivas eram cultuadas como símbolo da deusa.

Estátuas de Asherah, possivel esposa do deus bíblico
Estatuetas femininas dos antigos israelitas que representam traços maternais, seios fartos e ventres grávidos, valorizando os atributos femininos considerados divinos.

Isso acontecia em santuários ao ar livre, nos topos das montanhas, evidenciando uma profunda ligação com a natureza. Asherah seria uma forma de reverenciar a fertilidade feminina e o papel da mulher, com a árvore como símbolo disso tudo.

Evidências da deusa Asherah

Graças a arqueologia, vários dados surpreendentes vieram à tona: no sítio arqueológico de Kuntillet Ajrud, no Sinai egípcio, perto da fronteira com Israel, foi localizado um local que funcionava como ponto de parada de caravanas, onde havia até um templo.

Inscrições em hebraico representam deus e sua esposa, segundo alguns especialistas
Inscrição em hebraico datada de 800 a.C. no alto o pedido de benção de "Javé de Samaria e sua Asherah". Casal abaixo do texto, poderia retratar deus e sua esposa, com cabeças de bovino, segundo alguns especialistas

Inscrições e desenhos em fragmentos de cerâmica revelaram frases pedindo a benção de "Javé de Teiman e sua Asherah", o casal de deuses. Existe até um bizarro desenho de duas figuras humanoides com cabeças de bovinos, uma com traços mais masculinos e outra com traços mais femininos.

O outro lado da polêmica

Especialistas mais conservadores relutam em reconhecer a veracidade das novas teorias. Eles rebatem com algumas explicações: Os desenhos com cabeça de touro poderiam ser justificados porque esse animal representa força e poder no culto de Samaria. Quanto ao termo "sua Asherah", isso pode se referir a um objeto, não a uma pessoa ou a uma deusa, já que a palavra "asherah", além de ser o nome de uma deusa dos cananeus, também é uma palavra comum que designa um poste de madeira usado para cerimônias religiosas.

O chocante mistério da história repetida de Jesus Cristo

Bom, se você ficou na dúvida não tem problema, afinal os especialistas também estão, e até agora não chegaram a um acordo sobre a questão (e provavelmente não chegarão nunca...). Certeza mesmo, só a polêmica que esse assunto ainda vai causar.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. nao acredito que li isso =\
    é facil pegar um trecho e interpretar de qualquer forma
    os povo hebreu tentou criar um sincrentismo religioso
    casando Jeová com uma deusa pagã...e´so ESTUDAR um pouqinho que não tornam acontecer =\

    ResponderExcluir
  2. Por que será que eles desenhavam tão mal e faziam umas esculturas horríveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, essas arte tem mais de 2 mil anos!!! Duvido tu, mesmo sendo do século 21, fazer algo melhor.

      Excluir
  3. A Esposa de Deus ou a noiva de Cristo é Verônica a mulher hemorroissa . Ela viverá eternamente em Salvador-ba esperando seu noivo . Jesus cristo e sua noiva vão se reencontrar no pelourinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus tem uma esposa, ela deve ser de Taubaté, pq é uma mentira 😂😂

      Excluir
  4. Nem toda informação envolvendo a bíblia é digna de crédito. É claro que essa deusa foi muito cultuada pelos hebreus sim, mas isso somente no período de afastamento do Deus Jeová. Aliás a deusa "asherah", não era esposa de Jeová e sim de baal, um deus pagão introduzido no culto dos hebreus por pura ignorância e rebeldia ao deus da lei que receberam. Pela lei eles foram instruídos inclusive, a não fazerem imagens para manter a adoração perfeita e direcionada a um Deus que é espírito invisível e não tem aparência de homem ou qualquer ser da terra ou do céu. A mesma ignorância dos pagãos antigos é apresentada aqui neste artigo com tanta informação distorcida. Fazer o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A deusa "asherah", não era esposa de Jeová e sim de Baal. - Parabéns pelo comentário, é isso mesmo! - apoiada.

      Excluir
    2. Enfim algo que valha a pena se ler!

      Excluir
    3. Há segundo a mitologia Asherah,que era esposa de El(Elyon),e este pai de Baal(senhor,lorde,etimologicamnte ele governa,ele possui) Javé vence a guerra cotra Baal derrota El e apodera-se de sua esposa Asherah,Javé e El são inicialmente deuses distintos que sofrem uma sincretização e tornam-se um só.Então,Asherah não era esposa de Baal,mas de EL.ela foi incorporada ao harém(grosso modo) de Javé como despojo de guerra.

      Excluir
    4. Mas na bíblia as menções a Asherah são quase sempre de conotação negativas.Relacionadas a cultos não bem vistos por Javé,o deus guerreiro Israelita.Na mitologia ela é uma deusa Caananita da fertilidade,do amor e da guerra.Para os Acadianos era Ashratum,para os Hititas Aserdu ... A assertiva correta é dificil determinar,a perde-se no tempo.

      Excluir
    5. nem toda informação não, nenhuma informação envolvendo a bíblia é digna de crédito kkkkkkkkkkkk é só ler e vc achará mais furos que um queijo suíço, evidenciando que foi escrito por simples mortais cuja única inspiração era controlar as pessoas.

      Excluir
  5. Essa religião é a unica que descrimina todas as outras, sendo que ela tá no mesmo barco que as outras no sentido de provas. Pra eles é Jeová e pronto.

    ResponderExcluir
  6. Quem nao conhece ate chega a acreditar

    ResponderExcluir
  7. Quem nao conhece ate chega a acreditar

    ResponderExcluir
  8. Tudo no universo é masculino e feminino. dês do DNA a prótons e nêutrons; energia positiva e negativa; a radiação estrelar e planetárias que os une; tempo, passado e futuro. Constantino a pessoa que organizou os livros bíblicos, era um rei pagão e na quela época existia centenas de livros antigos e entre esses livros ele determinou o que era bíblia. Anos mais tarde os fanáticos, multidões leigas queimaram a biblioteca de Alexandria. Deusa é FATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os judeus nos dias de Jesus já tinham a Bíblia dos livros que Moisés escreveu até Zacarias reconheciam com autênticos. Depois 90% dos outros livros foram escritos pelos apóstolos de Jesus. Só que tentaram acrescentar livros apócrifos que não são autenticos séculos depois da morte de Jesus e lógico que nunca iriam entrar. Não foi Constantino que ditou quais livros fariam parte da Bíblia na verdade ele só foi um pagão que instituiu a igreja católica no poder como forma de ter apoio dos cristãos (nessa época já não eram tão cristão assim) e pagãos. Quanto a Biblioteca de Alexandria foi destruída bem antes de Constantino por Júlio César por razões políticas, depois houve uma colaboração mais tarde de cristão e muculmanos mas já estava bem capenga. Era a coisa mais comum antigamente quando tu estava numa guerra destruir e queimar tudo quer por razões políticas ou religiosas.

      Excluir
    2. Meu Deus quanta asneira vc consegue desprender Sabrina? Será que há mais de onde saiu essa? Torço para que seja seu limite!

      Excluir
  9. que foi isso a imagem acima é de baal e ashera ela era esposa de baal a definição javé simplesmente era porque na epoca os adoradores de baal o sincretizavam com o Deus de israel então uniam o nome e a forma, desinformação total essa materia.

    ResponderExcluir
  10. essa ainda continua sendo ate os dias de hoje,não em formas materiais e sim espirituais. veja se a iguinorada maria mãe de jesus,por um acaso a mesma mais de jesus e para ser assim é a mesma mulher de Deus, para ser a mãe de jesus e jesus é filho de Deus então logo ela tbm foi a virge maria. sacreficios de Deus para os outros filhos de decencias de Adão e Eva. q veio mais tarde não é então.poriço se dis nossa mãe tbm e jesus nosso irmão mais velho e nosso senhor o mais prudente filho de Deus na terra. infelismente não existe modelos q espiritos os as fez por ser imposivel pq a mesma bibli a ja nos dis isso q é impossivel. só precisam intender a isso ?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Deus é tudo, logo também está por toda a bíblia; no caso esposa é apenas um termo, uma expressão usada, voltada à igreja.
    O tolo não tem prazer no etendimeto, mas sim expor seus pensamentos.PV 18:2

    ResponderExcluir
  13. Por favor deixem de ser preconceituosos para desculpar toda a vossa ignorância sobre Religião, não venham tentar doutrinar ninguém, um simples artigo de curiosidade alicerçado em especulação, cada um ACREDITA no que quiser, para mim é igual ao litro.
    Não tentem definir Deus, todos somos Deus.

    ResponderExcluir
  14. Tudo oque certas pessoas ou seus pastores não acreditam sem ao menos pesquisar,se torna asneira...assim fica mais fácil continuar nas trevas da ignorância ...

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo achando que sabe alguma coisa quando na verdade ninguém sabe nada...

    ResponderExcluir
  16. Politeísmo da ÉPOCA. HEBREUS SEMPRE TENTARAM REPRESENTAR DEUS ATRAVÉS DE IMAGENS. FOI POR ISSO QUE O ETERNO PAI SE REVELOU A MOISÉS, PARA DAR UM BASTA NISSO.

    ResponderExcluir
  17. Não sei se o texto tem razão ou não, porém essa noite eu tive um sonho com uma mulher que dizia a todos na terra que era a Mulher de Deus, no sonho eu e muita gente duvidava dela e chamava ela de doida, mas em sonho tbm, ela me fez algumas perguntas que realmente fazem sentido: 1 - se Deus não tivesse uma pessoa de companhia porque todas as suas criaturas fora criadas em par? 2 - com todo poder e sabedoria que Ele tem, porque não criar seres que se auto reproduzisse assim como os seres unicelulares? no mesmo sonho Ela me disse que nós não aceitávamos essa ideia porque nossa cultura era machista e que ela iria voltar aqui na terra depois que todos tivessem evoluídos e que estava bem perto. por isso que eu vim pesquisar esse tema que nunca tive interesse nesse assunto

    ResponderExcluir
  18. No mínimo interessante, o problema da maioria é somente criticar as coisas com base que aprenderam. Tudo que temos é o que nos deram pra comer, este cristianismo mentiroso pobre pagão apesar de novo já estava aqui quando nasci. Vale a pena sim pesquisar sobre tudo . Vou deixar u. Versículo que vai de encontro ao artigo aqui dito.
    Façamos o homem a nossa imagem , conforme a nossa semelhança, macho e fêmea os criou . Tirem suas próprias conclusões. (Façamos) plural. (Nossa) plural . (Macho e fêmea)

    ResponderExcluir
  19. Recomendo aos leitores que queiram entender um pouco mais as escrituras principalmente o livro de Gênesis que leiam A semente da serpente.
    Muito interessante e esclarecedor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário