Bola com efeito - incrível truque revela o segredo do 'Efeito Magnus'

Leave a Comment
'Bola com efeito': incrível truque revela o segredo do 'Efeito Magnus'

Com certeza você já ouviu falar no famoso "chute com efeito", daqueles que fazem a bola se movimentar fazendo curvas de uma forma bem incomum durante um jogo de futebol, por exemplo. Mas você já se perguntou o que é exatamente esse truque?

Chute com efeito no futebol

Na ciência isso é conhecido como 'Efeito Magnus', assim chamado em honra ao químico e físico alemão Heinrich Gustav Magnus. Ele descreve o fenômeno pelo qual a rotação de um objeto altera sua trajetória em um fluido (líquido ou gasoso).
Heinrich Gustav Magnus - Magnus effect on ball sports
O Efeito Magnus ocorre quando uma corrente de ar gira com a bola em velocidades diferentes, assim, nos pontos de maior velocidade a pressão é menor, e vice-versa. O efeito depende da velocidade de rotação da bola e também da quantidade de ar que a bola arrasta quando gira.




Quanto menos lisa for a bola, mais ar ela vai arrastar, e portanto o efeito vai ser maior. Esse efeito é importante não só para o futebol, mas também em outros esportes, como no tênis, no golf e no basquete.

Efeito Magnus sobre a bola de futebol

Sim, parece bem complicado, mas um vídeo do canal 'Veritasium' do Youtube, além de muito curioso, demonstra na prática, e de forma muito simples, o chamado 'Efeito Magnus'. Repare que quando a bola é solta sem girar ela cai praticamente na vertical, logo abaixo do ponto de onde foi solta.

Já quando ela cai girando, se afasta dezenas de metros à frente. O vídeo está em inglês, mas você pode colocar as legendas em português clicando no ícone da engrenagem, depois "legendas CC"  e "Traduzir legendas", aí é só escolher o seu idioma.


E se você achou que o 'Efeito Magnus' só se aplica aos esportes, se enganou... Tecnologias para movimentar navios e aviões por exemplo são promissoras, e no futuro o 'efeito magnus' pode ter aplicações inimagináveis!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário