Dia da Terra - quando ele foi criado, e qual seu significado?


Dia da Terra

Dia da Terra: um dia para celebrar o nosso lar, a Mãe Terra.

Você já ouviu falar no dia da Terra? Pois é. Ele existe, e é celebrado no dia 22 de abril. Na verdade, todos os dias deveriam ser o dia da Terra, afinal de contas, a Mãe Terra é o nosso lar, e o único que temos. Mas deixando o sermão de lado, como é que surgiu essa famosa data?

Oficialmente intitulado como "Dia Internacional da Mãe Terra, essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009, e desde então, tem sido celebrada em todo o planeta.

Planet Earth - NASA

A data foi criada para não só homenagear o nosso planeta, como também para enfatizar a responsabilidade que temos para com o nosso magnífico lar.



"O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudanças climática, explorações insustentáveis dos recursos naturais, além de  e outros problemas causados pelo homem. Quando ameaçamos nosso planeta, prejudicamos nossa própria casa, e portanto, nossa própria sobrevivência no futuro", disse Ban Ki-Moon, secretário geral da ONU.




Apesar de ter sido criada em 2009, a celebração do Dia da Terra é muito mais antiga, e tem origem no movimento hippie norte-americano, em 1970. numa época em que carros gigantes com motores V8 se tornavam objetos de desejo, despejando gases nocivos em nossa atmosfera.




A ideia de criar um dia para lutar a favor do meio ambiente partiu do senador norte-americano, Gaylord Nelson, quando ele ficou chocado após ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Gaylord recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey, e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.

elefantes - dia da terra - divulgação

E foi em 22 de abril que20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar a favor de um planeta sustentável, mais saudável. Dezenas de milhares de escolas e universidades em todo planeta protestaram e se manisfestaram para combater a poluição, a degradação do meio ambiente. Grupos ambientalistas ganharam força, e assim, nesse dia histórico, até mesmo os partidos políticos de oposição em todo planeta se uniram para lutar a favor de uma só causa: o nosso planeta Terra.




Após isso, os Estados Unidos criou a Agência de Proteção Ambiental, e atos intitulados Ar Limpo, Água Limpa e outro chamado Espécies Ameaçadas. Desde então, o nosso planeta Terra ganhou um dia para que todos se lembrem de que devemos proteger e cuidar do nosso lar, afinal, como foi dito no início da matéria, "todos os dias deveriam ser o dia da Terra, afinal de contas, a Mãe Terra é o nosso lar, e o único que temos".




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários