Carne com ácido? A verdade sobre os ácidos ascórbico e sórbico


Carne com ácido? A verdade sobre os ácidos ascórbico e sórbico

O escândalo das carnes que abalou o Brasil e o mundo deixou muita gente em dúvida, e uma das questões que mais preocupou as pessoas foi a informação de que as carnes teriam ácidos cancerígenos adicionados em suas composições...

Mas o que são os ácidos ascórbico e ácido sórbico afinal, e para que eles servem? Eles seriam um risco para a sua saúde?

Tratamento carne com ácidos

Segundo a maioria dos especialistas , os ácidos ascórbico e sórbico não são cancerígenos e seu uso é regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) seguindo certos padrões estabelecidos.

Órgãos internacionais de fiscalização de diversos países também consideram as substâncias seguras, e suas aplicações são muito similares.




O que é, e pra que serve o ácido ascórbico?

É a popular "vitamina C", sendo utilizado amplamente em diversos produtos e medicamentos. No caso das carnes, o ácido ascórbico é utilizado como conservante, e pode manter (ou devolver) a cor vermelha das carnes, lhes conferindo uma aparência de "carne fresca".

Ácido Ascórbico - Vitamina C

Segundo a maioria dos especialistas o ácido ascórbico não é cancerígeno e não causa nenhum problema se ingerido até dentro da recomendação máxima de 40 mg diária.

Acima disso, segundo alguns estudos, a vitamina C poderia causar problemas renais, mas nunca se descobriu nenhum vínculo entre o ácido ascórbico e qualquer tipo de câncer.


É isso que acontece com seu corpo quando você para de comer - Add


O que é, e pra que serve o ácido sorbico?

Principalmente por sua propriedade antifúngica, ele é muito utilizado como conservante em diversos produtos como cosméticos, cremes dentais, doces, enlatados, margarinas, medicamentos, pães, rações animais, sucos de frutas, embutidos, etc.

Ácido Sórbico - antifúngico

No caso das carnes o ácido sórbico também é usado como conservante, e seu uso é considerado seguro até a proporção de 0,02 g para cada 100 g de carne. De acordo com alguns estudos, o ácido sórbico poderia causar alergias ou pedras nos rins em algumas pessoas, mas ainda faltam pesquisas mais detalhadas que comprovem tais indícios.


Significados do Cocô - a cor e o formato das fezes revelam muita coisa!



Conclusão

Como toda e qualquer substância (lembre-se que até a água pode matar!), o ácido ascórbico e o ácido sórbico podem ter seus riscos se utilizados em excesso, mas até agora nenhum estudo conseguiu demonstrar de maneira definitiva que eles tem qualquer relação com o desenvolvimento de qualquer tipo de câncer ou problemas de saúde mais sérios.

De qualquer forma consumir qualquer produto com moderação é sempre a melhor opção, afinal vai saber se alguma pesquisa não descobre algo novo e muito preocupante no futuro, não é mesmo?!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário