Novo dinossauro 'Super - Triceratopes' com quatro chifres é descoberto

Leave a Comment
Novo dinossauro 'Super - Triceratopes' com quatro chifres é descoberto

Uma nova espécie de dinossauro (que se parece com um "Super - Triceratopes" com uma grande armadura no pescoço)  foi descoberta por paleontólogos no parque nacional de 'Grand Staircase-Escalante National Monument', no estado de Utah, nos EUA. A descoberta foi publicada na revista científica americana 'PLOS One'.

Nova espécie de dinossauro - Machairoceratops cronusi

A nova espécie é bem diferente de tudo o que conhecíamos, e possuía 4 chifres, sendo 2 deles grandes chifres curvos atrás da cabeça que apontavam para baixo, fazendo parte da carapaça óssea protetora de seu pescoço.

Machairoceratops cronusi - fósseis

O animal herbívoro, que media entre seis e oito metros de altura, com mais de 2 toneladas de peso, foi batizado de 'Machairoceratops cronusi'.




Os cientistas responsáveis pela publicação disseram que fósseis desse tipo são mais comuns de serem encontrados nos Estados do Alasca e Montana, ou mesmo no Canadá, sendo "muito incomum encontrar fósseis desta família de dinossauros em Utah".

Machairoceratops cronusi - recontrução de fóssil

O animal viveu no período Cretácio, que compreende entre 145 milhões e 65 milhões de anos atrás, na região chamada de 'Laramidia', que era uma parte separada pelo mar da atual América do Norte.

Mapa Mundi do Período Cretácio - 60 Milhões de Anos Atrás

De acordo com Erik Lund, o principal autor do artigo científico que anunciou a descoberta, e cientista da Universidade de Ohio, essas características distintas dos crânios encontrados permitem afirmar que essa nova espécie era diferente de outros dinossauros da família 'Centrosaurine ceratopsids'. Eles teriam evoluído de maneiras diferentes, em regiões separadas, constituindo 2 subgrupos.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário