Águas vivas evaporam fora d'água?



Dentro d'água, as águas vivas são consideradas perigosas e intimidadoras... com seu corpo gelatinoso e seus tentáculos, elas parecem mais um ser extraterrestre do que uma vida marinha de verdade... e além disso, algumas espécies são muito venenosas, e um encontro desses pode ser fatal...

Apesar de temidas e perigosas, as águas vivas muitas vezes acabam encalhadas nas areias das praias. Mas será que quando isso acontece, elas simplesmente evaporam??? A resposta é sim!

Água Viva na areia

Acontece que a água viva é 98% de água, e quando elas ficam fora d'água, parte de seu corpo evapora, e depois de algumas horas, sobra somente os 2% restantes, algo parecido com uma pele gelatinosa.




A evaporação não ocorre rapidamente, umas vez que sua capa gelatinosa consegue retardar o processo, mas não por muito tempo.

Em inglês, a água viva é chamada de "jellyfish", ou "peixe gelatinoso", porém, elas não são peixes, mas sim, plânctons. Águas vivas não têm cérebro, ossos ou coração.

Elas possuem nervos sensoriais rudimentares, e seu tamanho varia de 1 centímetro até 2,5 metros, e o peso das maiores águas vivas pode ultrapassar os 200 quilos!

Jellyfish

Apesar de parecerem frágeis, elas encontraram uma maneira magnífica de sobrevivência, afinal de contas, elas já existem a cerca de 650 milhões de anos!

Em alguns vídeos no 'Youtube' é possível ver o encontro de um mergulhador com uma enorme espécie de água viva, chamada Nomura. Apesar de ser um exemplar bem grande, acredite, existem outras muito maiores!






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários