Elas vão te impressionar: Conheça a série 'Fantásticas e Antigas Mansões'


Trentham Hall- Demolida em 1912

Nosso site preparou uma série especial: um "tour" por locais magníficos, misteriosos e históricos, como só no "Curto&Curioso" você poderia encontrar! Você está convidado a conhecer as mais antigas, belas, misteriosas, grandiosas e incríveis mansões. Você achava que elas só existiam nos filmes, mas nesse caso a realidade supera a ficção!

Índice :

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 1:  Harlaxton Manor

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 2: Wentworth House

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 3: Burghley House

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 4: Highclere Castle

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 5: Sandringham House

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 6: Longleat House

Impressionantes e inacreditáveis, elas atravessaram os séculos. Hoje são como uma "máquina do tempo": geralmente estão isoladas da cidade, em meio a florestas e imensos e detalhados jardins, longe de quase tudo. Ao visitá-las (ainda que pelo Street View...) temos a oportunidade de voltarmos no tempo!

E já explicamos: Sim, sabemos que chamá-las de casa é muita humildade, elas se parecem palácios, e na prática são isso mesmo... Mas, por incrível que pareça, elas sempre foram consideradas casas ou mansões pelos seus antigos construtores e moradores. É só reparar em suas designações, como "Manor house" - mansão, "Hall" ou simplesmente "House" - casa.




Podemos entender isso pelas classificações: Castelo é uma construção fortificada, com vocação militar voltada a defesa, palácios são normalmente sedes de governos ou autoridades oficiais. Sendo assim, como essas construções eram apenas moradia de nobres e ricos súditos, se fosse usado o termo "palácio", poderia parecer um desrespeito, como se estivessem rivalizando com a monarquia vigente na época.

Chatsworth House
Chatsworth House

A maioria delas está no Reino Unido, e elas foram um fenômeno de sua época, quando a Grã-Bretanha era um império. Foram passando pelas gerações e começaram a declinar na era industrial, a partir de 1880. São conhecidas como Country houses ou stately homes, termos que designam grandes propriedades rurais no Reino Unido, e até em algumas de suas antigas colônias.

A grandiosidade desses verdadeiros palácios particulares era impressionante e surpreendia até reis e governantes estrangeiros que os visitavam. Era difícil acreditar que tratava-se da casa de um súdito e não de um rei.

Na prática, eram como palácios que regiam a vida política e economia regionais.

Alfred Waterhouse's Eaton Hall - Destruída em 1963
Alfred Waterhouse's Eaton Hall - Destruída em 1963

Infelizmente muitas delas não sobreviveram, como a impressionante construção na imagem acima e Trentham Hall, nossa imagem da capa, que foi demolida em 1912, tendo seus materiais nobres vendidos no mercado. Isso acontecia quando seus donos não tinham como pagar suas dívidas, como os chamados impostos de herança, ou por vários outros fatores, como a 1ª e 2ª grandes guerras.

Burghley House
Burghley House

Por sorte ou esforço de seus proprietários e da sociedade local, centenas desses casarões conseguiram atravessar a história, e hoje são ótimas atrações turísticas. A maioria se mantém através de organizações de preservação, como o "National Trust", "English Heritage", e outras através de suas próprias organizações, E realmente são locais que valem muito a pena a visita: seja pelo interesse histórico, seja pelas belas paisagens de contos de fada!

Harlaxton Manor
Harlaxton Manor





Faremos uma série sobre essas mansões, contando um pouco de sua história que se mistura com a de seu país, da humanidade e com a evolução mundial. O assunto é vasto e não caberia em uma simples matéria.

Acompanhe nossa série especial e surpreenda-se com essas inacreditáveis e antigas mansões!

Índice :

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 1:  Harlaxton Manor

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 2: Wentworth House

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 3: Burghley House

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 4: Highclere Castle

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 5: Sandringham House

Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 6: Longleat House


Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários